Prova de Linguagens trouxe temas diversificados e questões de interpretação dominantes, analisa professor

Diogo Xavier comenta sobre a avaliação aplicada nesta terça-feira (10)
Prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta terça-feira (10), candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou privados de liberdade puderam realizar o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como a edição regular, os participantes resolveram questões de Ciências Humanas, Linguagens e escreveram uma redação, cujo tema foi "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil". 

Ao Vai Cair No Enem, o professor de Linguagens, Diogo Xavier, observa que a prova foi "equilibrada" e apresentou temas diversificados "ao tratarem desde os povos indígenas à abertura de academias na pandemia". O docente também salienta que os textos, geralmente longos, foram "médios ou pequenos" o que, segundo ele, tornou a resolução menos cansativa.

Além disso, Diogo Xavier comenta que interpretação dominou as questões da prova de Linguagens. "Como sempre, compreendeu a maior parte das questões, com 25 quesitos demandando prioritariamente esse aspecto, como o entendimento de ideias gerais do texto, identificação de suas características enquanto gênero e de suas estratégias argumentativas", explicou. 

Ainda na análise do professor da disciplina, os temas norma padrão e variação linguística apareceram em quatro quesitos. Para ele, literatura foi mais cobrada do que o certame pede. "Pelo menos três questões exigiram conhecimentos específicos, diferentemente da tendência do Enem, que é usar os trechos literários apenas para explorar interpretação", disse.

E complementa: "Educação física e Artes se fizeram presentes em cinco e três questões, respectivamente". 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES