Prova de redação repete fórmula da aplicação regular do Enem e volta a discutir questões centrais da sociedade brasileira, comenta professor

Roberto Falcão, docente da disciplina, analisa a avaliação dissertativa
Prova de redação - João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e reaplicação, realizado nesta terça-feira (10), apresentou, segundo análise do professor da disciplina Roberto Falcão, a mesma fórmula da edição regular, aplicada em novembro de 2022, e volta a discutir questões centrais da sociedade brasileira.

Com a temática 'Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil', o Falcão observa que o candidato poderia utilizar como repertório o livro 'Geografia da Fome, de Josué de Castro, ou citar o filme 'O Poço'.

Ele também salienta que o participante poderia abordar, por exemplo, a conjuntura social em que, em 2022, pessoas enfrentavam filas para comprar ossos. "Pessoas amontoadas nos açougues para pegar pelancas e pés de galinha, afim de dar alguma proteína e gordura aos seus filhos. Tudo isso mostra que o país voltou ao mapa da fome", exemplifica.

Enem PPL e reaplicação

Realizam esta edição do Enem candidatos que tiveram problema logístico ou estavam com alguma doença infectocontagiosa, pontuadas no edital, em uma das datas da aplicação regular, e pessoas privadas de liberdade (PPL).  O segundo dia da avaliação será na quarta-feira (11) com questões de Ciências da Natureza e Matemática. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES