Matemática não saiu do padrão do Enem e trouxe muitas questões de geometria plana, avalia professor

Ricardo Rocha, professor da disciplina, comenta a prova
Prova do Enem - Joice Silva/Vai Cair No Enem/Arquivo

A prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e reaplicação, realizado nesta quarta-feira (11), apresentou, segundo análise do professor da disciplina Ricardo Rocha, "um perfil de normal de matemática básica". Além disso, ele observa que conteúdo como porcentagem, estatística e esquema de medidas, por exemplo, fizeram parte da avaliação.

Ricardo Rocha chama atenção para a presença do tema potência de base 10, em notação científica. Segundo o docente, o conteúdo é abordado "sempre na prova de física, não na prova de matemática". Na análise geral do docente, a prova de Matemática do Enem PPL e reaplicação "não saiu do padrão" das edições anteriores. "Foi uma prova tranquila, com bastante geometria plana, que já tinha a parecido em grande quantidade na aplicação regular, mas, agora, apareceu bastante. Por isso, é bom o aluno já estar ligadinho (sic) que está se exigindo a parte de geometria", adverte. 

Enem PPL e reaplicação

Realizam esta edição do Enem candidatos que tiveram problema logístico ou estavam com alguma doença infectocontagiosa, pontuadas no edital, em uma das datas da aplicação regular, e pessoas privadas de liberdade (PPL). O primeiro dia do exame foi realizado na última terça-feira (10), com as provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação, cujo tema foi 'Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil'. 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES