Prova de biologia voltou a trazer um quantitativo expressivo de questões abordando meio ambiente, destaca docente

A disciplina faz parte da prova de Ciências da Natureza
Estudante realizando a prova do Enem - (Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo)

O último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e reaplicação foi realizado nesta quarta-feira (11). Assim como o certame regular, os candidatos responderam à questões de Ciências da Natureza e Matemática. Compondo a avaliação de Ciências da Natureza, a disciplina de biologia, de acordo com a análise do professor André Luiz voltou a trazer um quantitativo expressivo de questões abordando meio ambiente e não apresentou uma boa distribuição dos conteúdos. 

"A reaplicação voltou a ter uma carga grande de meio ambiente e de questões de ecologia. A prova do final ano [do Enem 2022] quebrou um pouco isso, ela veio mais bem distribuída. A prova da reaplicação não foi bem distribuída, muitas questões de ecologia. O que é bom pro aluno", comenta. Além disso, o docente acrescenta que os quesitos foram "mais simples" do que a aplicação regular, realizada em novembro de 2022 e não trouxe surpresas no que se refere ao conteúdos cobrados. 

Entre os temas presentes em biologia, André Luiz aponta: citologia, biotecnologia, muitas questões de ecologia, meio ambiente, fisiologia e botânica. Seguindo a tendência das edições anteriores, a disciplina foi responsável por 16 questões na prova de Ciências da Natureza, são 45 no total. Esse quantitativo, segundo o professor, está dentro do esperado no certame. O que também, na análise de André Luiz, não divergiu foi o tamanho dos enunciados, que se equilibraram entre longos e curtos. 

Enem PPL e reaplicação

Realizam esta edição do Enem candidatos que tiveram problema logístico ou estavam com alguma doença infectocontagiosa, pontuadas no edital, em uma das datas da aplicação regular, e pessoas privadas de liberdade (PPL). O primeiro dia do exame foi realizado na última terça-feira (10), com as provas de Ciências Humanas, Linguagens e redação, cujo tema foi 'Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil'. 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES