Prova de química apresentou melhor distribuição dos conteúdos e nível mais fácil do que a aplicação regular do Enem 2022, aponta professor

Berg Figueiredo, professor da disciplina, analisa a prova aplicada nesta quarta-feira (11)
Prova de química do Enem - Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (11), candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou privados de liberdade puderam realizar o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como a edição regular, os participantes resolveram questões de Ciências da Natureza, prova composta pelas disciplinas de física, química e biologia, e Matemática. 

Ao Vai Cair No Enem, o professor de química, Berg Figueiredo, aponta que a avaliação, em relação à aplicação regular, contou com melhor distribuição dos conteúdos e nível mais fácil. "Foi uma prova bem mais distribuída, abordando muito mais conteúdos e voltada para o aluno. Uma prova consideravelmente, na minha opinião, mais fácil do que a primeira aplicação", disse.

Além disso, ele salienta que o candidato que revisou utilizando a prova da primeira aplicação "encontrou conteúdos repetidos nessa segunda aplicação, como a parte do ciclo do nitrogênio", exemplifica.

Em contraponto, o docente aponta que foi possível perceber temas que não foram abordados na aplicação regular do Enem, como cálculos químicos e estequimetria. Berg Figueiredo listou os seguintes assuntos presentes no certame: Ligações químicas, Forças intermoleculares, Termoquímica, pH, Solubilidade dos compostos, Métodos de Separação de Misturas, Processo de Fermentação, Cálculos químicos - Estequiometria, Propriedades dos compostos químicos, Química verde, Ciclo do Nitrogênio e Reação de Oxidação dos compostos orgânicos (Oxidorredução).

De maneira geral, ele cita que o candidato que se "dedicou, quem estudou, provavelmente, conseguiu fazer uma boa prova, porque, do meu ponto de vista, comparando com a primeira aplicação, essa prova estava mais fácil, ou seja, estava nela questões classificadas como médias e fáceis dentro do TRI [Teoria da Resposta ao Item] que é cobrado na prova do Enem."

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES