Prouni: inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira

Nesta edição, são disponibilizadas, ao todo, 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais
Site de inscrição para o Prouni - LeiaJáImagens/Arquivo

Chegou o último dia para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). Candidatos que participaram das duas ultimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta sexta-feira (3) para tentar uma vaga no processo seletivo que oferece bolsas parciais e integrais nas instituições de ensino superior.

Nesta edição, são disponibilizadas, ao todo, 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais (50% do valor da mensalidade do curso). A previsão é de que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 7 de março.

Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem, ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação, além de não ter participado como treineiro. Outra exigência é que o candidato não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa integral, é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo, para a bolsa integral, ou de até 3 salários-mínimos para a bolsa parcial.

Confira o cronograma completo da primeira edição do Prouni 2023 a seguir:

- Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março

- Resultado da 1ª chamada: 7 de março

- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada: de 7 a 16 de março

- Resultado da 2ª chamada: 21 de março

- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março

- Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril

- Resultado: 10 de abril

- Comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Notas de corte

Como em outros processos seletivos, o Prouni usa o sistema de notas de corte para classificar e selecionar os candidatos. O processo é totalmente informatizado e os candidatos devem informar o número de inscrição e senha do Enem do ano imediatamente anterior para entrar na disputa por uma bolsa parcial ou integral. Assim, o sistema recupera as notas e faz a classificação automaticamente.

Os candidatos do Prouni não são, na prática, todos concorrentes uns dos outros, pois, as notas entre os cursos são distintas, ou seja, só disputam entre si os candidatos que escolherem o mesmo curso, turno, faculdade e modalidade (cotas, por exemplo).

Para facilitar o entendimento, vamos exemplificar:

Se você quer cursar enfermagem, em uma instituição que está oferecendo cinco bolsas de estudo, e a nota do quinto colocado foi de 700 pontos, você precisaria ter obtido uma nota maior para conseguir uma das vagas

Contudo, ainda há chances para quem não alcançou: se você tem uma pontuação próxima à nota de corte, não entre em desespero. É possível que a lista seja atualizada, caso um dos primeiros candidatos desista da vaga ou tenha escolhido outra instituição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES