Entenda como ataques de tubarão podem ser abordados no Enem

Fique atento às dicas que trouxemos para você não deixar esse assunto tão importante “passar batido” nos seus estudos
Tubarões são essenciais para o equilíbrio dos oceanos - Freepik

Por Joice Silva

Os últimos domingo (5) e segunda-feira (6), em Pernambuco, foram marcados por ataques de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. No domingo, um adolescente de 14 anos foi atacado pelo animal, perdendo a perna. Já na segunda, uma outra adolescente, de 15 anos, também sofreu um ataque e precisou ter parte do seu braço esquerdo amputado. Mas, o que os ataques de tubarão ocorridos recentemente no Estado têm a ver coma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Impactos ambientais

De acordo com o professor e biólogo André Luiz, esse assunto pode ser apresentado e abordado no Enem como impacto ambiental. Segundo ele, a causa desses recentes ataques a banhistas é a busca dos tubarões pela sobrevivência já que, com a desativação do manguezal que existia na área do Porto de Suape, os animais precisaram migrar para áreas mais próximas da costa em busca de alimentos. Lá, acaba havendo o encontro com os banhistas, que confundidos com presas, são atacados.

"Esse tema pode ser abordado no Enem como impactos ambientais, pois esses tubarões estão mais próximos da costa porque o ambiente natural deles, no manguezal que ficava no porto de Suape, foi desativado para a construção do porto, e esses peixes e outros ficaram sem o ambiente natural. Com isso, a demanda de peixes está sendo maior para essa área ali de Piedade, onde estão acontecendo os ataques, pois os tubarões vão em busca dos alimentos", explicou, ao Vai Cair No Enem.

André explica, ainda, que o avanço humano no habitat natural desses animais também é a causa do aumento de ocorrências. O biólogo afirma que o tubarão, por natureza, não gosta de carne humana, mas em sua busca por alimento, ao se deparar com os humanos em seu espaço natural de caça, acaba confundindo sua presa.
 
"Nós destruímos o habitat natural desse peixe, e ainda entramos em áreas onde ele busca sobrevivência, comida, e esse encontro dos homens com os tubarões geram ataques extremamente agressivos. Vale ressaltar que os tubarões não estão acostumados a comer carne humana e, por isso, que ele quase não aproveita esses pedaços que ele arranca dos banhistas, ele não gosta de carne humana, ele confunde com alimentos que tradicionalmente  são de seu consumo como peixes e tartarugas, por exemplo”, explicou.

O professor destaca a importância do animal para a própria sobrevivência humana, já que os tubarões são os principais agentes de equilíbrio nos oceanos, de onde vem o oxigênio que respiramos. “É muito irresponsável colocar a culpa dos ataques no peixe, o tubarão está no habitat dele, nós é que estamos invadindo o ambiente, o tubarão é muito importante para manter o equilíbrio dos oceanos para que a gente continue usando o oxigênio que respiramos demandado dos oceanos", destacou.

O que estudar


Para se dar bem com o assunto na prova do Enem, André Luiz orienta que os participantes estudem bem o capítulo de impactos ambientais de ecologia. “O pessoal que vai fazer o Enem, pode se preparar destrinchando o capítulo de impactos ambientais, toda vez que tiver a instalação de uma nova tecnologia, pode ter certeza que isso vai trazer prejuízos ao meio ambiente. Então, um bom preparo para falar sobre esse tema, é estudando bem o capítulo de ecologia de impactos ambientais”, afirmou.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES