Veja o passo a passo para pedir isenção da taxa do Enem

Até o dia 28 de abril, está aberto o período para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba como ter acesso ao recurso.
Veja o passo a passo para pedir isenção da taxa do Enem - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Por Joice Silva

O período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou nesta segunda-feira (17), por isso, o Vai Cair No Enem preparou um passo a passo de como você pode fazer sua solicitação.

De acordo com o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), esse recurso está disponível para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, mas que tenham renda familiar por pessoa igual ou superior a 1,5 salário-mínimo (R$ 1.980), e pessoas em vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Então, se você atende a esses requisitos, acompanhe o passo a passo:

1- Acesse a página do participante no site do Inep e selecione a opção 'Justificativa de ausência/isenção'.

2- Após responder o desafio da Nanda, assistente virtual, informe seu CPF e data de nascimento. Em seguida, clique em 'Iniciar a justificativa de ausência/isenção'.

3- Confira se você atende os requisitos para solicitar a taxa de isenção e assinale a opção 'Li e concordo'. Em seguida, clique em 'Próximo'.

4- Confira os dados pessoais listados pela assistente virtual e confirme se estão corretos. A solicitação não será feita em caso de divergência nos dados.

5- Informe o CEP de sua residência, com o número de complemente. Caso não saiba, você pode procurar seu endereço no site dos Correios.

6- Responda sobre a situação do seu ensino médio e clique em 'Próximo'.

7- Responda o questionário com as questões socioeconômica

8- Preencha as informações com dados de contato.

9- Selecione uma foto para personalizar sua página do participante.

10- Pronto! Fique atento se preencheu todos os campos anteriores corretamente, selecione a caixa de confirmação dos dados e envie a solicitação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES