Faltou ao Enem 2022? Saiba como justificar ausência

Quem teve direito à isenção no Enem 2022 e faltou aos dois dias de prova, precisa justificar ausência para garantir a isenção na edição 2023 do exame
Prova do Enem 2019 - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Joice Silva

Quem teve isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e faltou aos dois dias de prova, precisa justificar ausência para garantir gratuidade na edição de 2023 do Enem. O prazo para realizar o processo segue aberto até esta sexta-feira (28), por meio da Página do Participante.

Para justificar a ausência na edição de 2022, o candidato deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

De acordo com o edital, os motivos aceitos para a justificativa de ausência são: 

- Assalto/furto
- Acidente de trânsito
- Casamento/união estável
- Morte na família
- Maternidade
- Paternidade
- Acompanhamento de familiar
- Privação de liberdade
- Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico
- Trabalho
- Deslocamento a trabalho
- Intercâmbio acadêmico
- Atividade curricular

Antes de solicitar a isenção, o participante deve verificar as informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.

Os documentos para solicitar a isenção estão listados no edital do Enem 2023. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) salienta que não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES