Após reclamações, Inep analisa a definição dos locais de provas do Enem 2023

A medida foi adotada após inscritos alegarem que realizarão as provas em locais distantes das residências
Estudantes em um local de prova do Enem - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após reclamações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que está analisando a definição dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Por meio de nota, enviada ao Vai Cair No Enem, O Inep salienta que "adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame"

A medida foi adotada após relatos de alguns inscritos no Enem 2023. Eles alegam que realizarão as provas em locais distantes das residências. Há casos em que a distância é de quase 50 quilômetros, o que exigiria cerca de duas horas ou mais de deslocamento. Além disso, estudantes que moram na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, foram destinados a realizar a prova em Taboão da Serra, município na região metropolitana.

Locais de provas

Os locais de provas foram divulgados na última terça-feira (24), através da Página do Participante, espaço em que os estudantes também podem acessar e baixar o Cartão de Confirmação, que contém dentre outras informações, o endereço de realização da avaliação. A consulta é feita com login e senha cadastrados no ato de inscrição. Após isso, deve-se clicar, no menu lateral, na opção "Aplicação" e, em seguida, no chat, ir para "Local de Prova".

Enem 2023

A aplicação o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está prevista para os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Linguagens (artes, educação física, português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas, que conta com as disciplinas de filosofia, história, sociologia e geografia,  além de uma redação. Já no segundo domingo, o certame contará com 80 quesitos de matemática e Ciências da Natureza, prova composta por biologia, física e química.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES