Enem: Confira questões resolvidas de outras edições do exame

Equipe de professores do Vai Cair No Enem comenta os quesitos listados
O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de Novembro - Alexandre Campbell/Agência Brasil

Por Paloma Vieira
 

No próximo domingo (5), cerca de 3,9 milhões de estudantes darão início a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Nesta reta final, é importante que os candidatos estabeleçam as melhores estratégias para o dia da prova.

Considerando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada pelo Inep como parâmetro para avaliar e determinar as notas dos candidatos na prova, focar nos acertos fáceis do exame pode ser um bom direcionamento para o estudante ganhar tempo durante a prova e, ainda, aumentar a nota.

Pensando nisso, o Vai Cair no Enem reuniu professores para listar e resolver as questões mais fáceis de cada área do conhecimento das edições anteriores do exame. 

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

 

(Enem 2022)

Linguagens 2022

Alternativa: (C)

Comentário da questão | Profa. Pamella Soares

A questão requer que o estudante relembre o conteúdo de funções da linguagem, indicado no próprio enunciado. Torna-se fácil pois já de início ele mostra que o candidato precisa identificar as características da função emotiva da linguagem e, nesse caso, o elemento mais importante dessa função é o predomínio da 1ª pessoa do discurso. Todos os elementos no enunciado não possuem essa pessoa, apenas a terceira alternativa “A cidade não mora mais em mim.”

 

(Enem 2021)

Linguagens 2022

Alternativa: (A)

Comentário da questão | Profa. Pamella Soares

A resolução dessa questão torna-se fácil pois as informações necessárias para responder o enunciado estão no próprio texto. Questões que envolvam charges e tirinhas possuem críticas implícitas, geralmente identificáveis por meio do humor presente no texto. No caso dessa questão, a personagens ao se colocar como agente dos problemas evidenciados resume a crítica presente.

 

(Enem 2017)

Linguagens 2017

 

Alternativa: (C)

Comentário da questão | Prof. Pedro Santos

Na questão, observamos um texto verbal e não verbal em que é preciso entender que as palavras anyplace e regret, significam respectivamente qualquer lugar/lugar qualquer e arrependimento. Ao associá-las com a imagem (não verbal) é possível perceber que se trata de algum serviço que foi realizado em um lugar qualquer e que gerou arrependimento. Tendo em conta a imagem e os recursos verbais utilizados, é possível saber que se trata de uma propaganda sobre troca de óleo. A ideia da mensagem é conscientizar as pessoas de que uma troca de óleo feita em um lugar qualquer pode causar arrependimento na estrada. Portanto, a letra C é a correta!

 

Ciências Humanas

 

(Enem 2022)

Ciencias Humanas 2022

 

Alternativa: (E)

Comentário da questão | Profa.Thaís Nunes

A atuação dos trabalhadores mencionados no texto insere-se no contexto de crise do Segundo Reinado, entre as décadas de 1870 e 1880. Tal crise contou com vários elementos, dentre os quais a oposição de republicanos, abolicionistas e militares, em um cenário que vai levar a queda do Imperador.  

 

(Enem 2019)

Ciencias Humanas 2019

Alternativa: (D)

Comentário da questão | Prof. André Vinicius Crispiniano

A latitude é a linha que corta a terra em dois hemisférios (norte e sul). Ao longo do ano, a amplitude máxima do sol em relação da terra ocorre alternadamente em lugares de latitude mais altas. Na questão, o local é o Alasca, ou seja, uma alta latitude e isso influencia na incidência de raios solares que conseguem chegar nessa região.

 

(Enem 2021)

Ciencias Humanas 2021

Alternativa: (B)

Comentário da questão | Profa. Thaís Nunes

A atitude representa na interlocução aplica o método dialético, isto é, um método fundado sobre o diálogo em que os argumentos são analisados, questionados e colocados à prova ao longo das discussões racionais. O foco do método dialético, como pode ser visto claramente ao longo do trecho, não está na apresentação de respostas, mas na exposição de questionamentos capazes de provocar as certezas estabelecidas.

 

(Enem 2022)

Ciencias Humanas 2022

Alternativa: (E)

Comentário da questão | Profa. Thaís Nunes

Apenas a alternativa [E] está correta. O conceito de “desemprego estrutural” se refere às funções e postos de trabalho que são extintos por conta de transformações na estrutura produtiva, geralmente decorrentes do avanço da tecnologia, como a apresentada no texto.

 As alternativas [A], [B], [C] e [D] estão incorretas pois a situação apresentada no texto não possui relação com a proteção da economia nacional, com a valorização da cultura nacional, com a diminuição da formação acadêmica ou com a estagnação da manifestação artística.

 

Ciências da Natureza

 

(Enem 2018)

Ciencias da Natureza - 2018

Alternativa: (C)

Comentário da questão | Prof. André Luiz

A esquistossomose é contraída tomando banho em lagos/lagoas; a Leptospirose se adquire com água de chuva e esgoto; a Hanseníase surge a partir do contato próximo ou sanguíneo; a AIDS é adquirida principalmente com promiscuidade. A única doença transmitida por inseto (mosquito) da questão é a leishmaniose.

 

(Enem 2021)

Ciencias da Natureza - 2021

Alternativa: (B)

Comentário da questão | Profa. Wellen Beatriz

A questão quer saber qual é o éster dentre os apresentados, que derivou do ácido etanoico. Ou seja, qual é o éster que vai apresentar uma cadeia carbônica com o grupo etanoato ou também chamado acetato. Desde que, esse éster também tenha uma cadeia carbônica saturada, que significa apenas ligações simples entre os carbonos.

A questão nos dá duas informações importantíssimas, sendo estas a nomenclatura e a fórmula molecular. Pela nomenclatura conseguimos perceber que apenas o Acetato de Benzila e o Acetato de Isoamila, possui o grupo acetato, como a questão pede.

Porém, a partir do desenho da molécula, que a gente consegue deduzir de acordo com a nomenclatura e fórmula molecular, podemos perceber que Acetato de Benzila é um éster com o grupo acetato ligado a um benzil, que é um anel aromático. Sabemos que o anel aromático é uma cadeia carbônica fechada com ligações duplas alternadas, ou seja, uma cadeia carbônica insaturada. Desse modo, temos somente a opção Acetato de isoamila, uma cadeia carbônica saturada, como a questão pede, que possui o grupo acetato. A qual corresponde ao aroma de banana. Sendo assim, marcamos a opção “B”.

 

(Enem 2021)

Ciencias da Natureza - 2021

Alternativa: (A)

Comentário da questão | Prof. Abraão Santana

Há três forma de conduzir calor: a irradiação, a convecção e o contato. Dessa forma, sabe-se que, pela falta de um meio condutor, o Sol aquece a Terra por meio da irradiação. Quando isso ocorre, as superfícies terrestres ficam aquecidas. A partir disso, há um meio de troca de calor entre o ar atmosférico e as superfícies aquecidas, dando origem as correntes de convecção que são ascendentes, ou seja, solo para a atmosfera. Portanto, o gabarito é o item A.

 

Matemática

(Enem 2022)

Matematica 2022

Alternativa: (D)

Comentário da questão | Prof. Yago Henrique

Para resolver esta questão, é necessário apenas multiplicar as colunas, o que daria o número total de candidatos em cada curso. Após isso, somar as candidaturas, para encontrar o número total de candidatos.

Temos, então: 30x6 + 40x6 + 50x7 + 30x8 + 25x4 + 25x5 = 1235.

Esta questão apareceu em 2022, prova que teve 19 questões de matemática básica. De modo geral, a prova do Enem vem com 15 a 20 questões fáceis, ou seja, cerca de 33% a 45% da prova. 

É essencial conseguir identificar estas questões (de assuntos como proporcionalidade, porcentagem, escala, aritmética básica, médias e análise de gráficos) porque questões fáceis ajustam seu T.R.I, mantendo a coerência de sua prova e garantindo também confiança.

 

Enem 2023 

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, será realizado no próximo domingo (05) e traz 90 questões de múltipla escolha de Linguagens e ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da Redação. No segundo domingo (12), protagonizam as áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES