O que fazer nos dias que antecedem o Enem?

O professor Berg Figueiredo dá dicas para os estudantes que vão fazer a prova
Prova do Enem - João Velozo/LeiaJá/Arquivo

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão prevista para os dias 5 e 12 de novembro. Para esta reta final, é importante prezar tanto pela questão conteudista quanto pela saúde mental. O professor Berg Figueiredo dá dicas sobre o certame, que é a principal porta de entrada em universidades públicas e programas estudantis, como o Prouni e Fies.

Ao Vai Cair No Enem, o docente salienta que nesses dias que antecedem a edição 2023 da prova, é necessário que os estudantes diminuam o ritmo. "Não adianta ficar em um ritmo acelerado, porque o que tinha para ser aprendido já foi. O aconselhado agora é resolver questões, fazer um pré-aquecimento do cérebro".  Além disso, Berg aponta que os participantes podem solucionar quesitos de edições anteriores da avaliação, como também de questões elaboradas por bancas semelhantes ao Enem.

O professor também pontua posturas que os alunos devem aderir antes do exame. "Evitar comer qualquer coisa fora da sua dieta para que não haja qualquer tipo de problema digestivo, uma infecção e que isso não afete o desempenho na hora da prova (...) a prova do Enem é uma prova também de resistência, então, não é aconselhado, de última hora, iniciar uma atividade física, porque você termina desgastando o corpo", frisa. 

Para preservar a saúde mental, Berg Figueiredo indica que os candidatos façam atividades que gostem, mas pondera: "algo, é claro, que não comprometa a integridade do candidato". "Nessa reta final, eu sempre aconselho a fazer o que gosta, a diminuir o ritmo, continuar os estudos, mas de forma menos acelerada e, assim, terão um bom resultado na prova", disse à reportagem.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES