Confira 5 principais assuntos de atualidades que podem aparecer no Enem

Professor explica que o assunto pode ser útil como repertório na redação
Prova pode exigir assuntos interdisciplinares - Foto: João Velozo

Por Mariana Ramos

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trabalha, além das matérias já conhecidas, com assuntos que envolvem o mundo e movimentam a sociedade: as atualidades. O professor Marcelo Rocha conversou com o Vai Cair no Enem sobre a importância de estudar atualidades para a prova. 

Estes assuntos aparecem de forma interdisciplinar em conteúdos como história, geografia, linguagens, filosofia, sociologia e podem ajudar, inclusive, em redação. Segundo o docente, os temas podem ajudar o estudante a entender o mundo ao seu redor. “A atualidade ajuda a gente a entender o contexto em que nós estamos, desenvolver essa habilidade crítica. E segundo, porque é repertório sócio-cultural. Para se escrever uma boa redação, você tem que estar bem antenado com o que está acontecendo no mundo”, explica o profissional.

“O Enem, no geral, é uma prova interdisciplinar, então o conhecimento de atualidade ajuda a entender um fato, uma coisa que está acontecendo de uma forma mais ampla, sem falar que atualidade não é importante só para o ENEM, é importante para a vida como um todo”, finaliza.

Para ajudar os estudantes nestas perguntas, Marcelo Rocha separou uma lista com os cinco principais assuntos de atualidades que podem aparecer na prova.

Confira a lista completa abaixo:

 

  • Mudanças Climáticas e Sustentabilidade

Questões sobre o meio ambiente, mudanças climáticas e iniciativas de sustentabilidade, são temas recorrentes no exame, afirma o professor.

 

  • Economia Brasileira

Perguntas de desigualdade social e economia brasileira também podem aparecer, como o papel do Brasil no mercado global.

 

  • Tecnologia e Sociedade

O impacto da tecnologia na sociedade, questões éticas relacionadas à inteligência artificial, privacidade online, entre outros são assuntos que podem estar presentes.

 

  • Direitos Humanos e Diversidade

Questões relacionadas a direitos humanos, diversidade, inclusão social e igualdade de gênero são muito presentes e importantes especialmente na redação.

 

  • Problemas urbanos

Mobilidade urbana, favelização, violência nas grandes cidades, exclusão social, problemas ambientais urbanos, ilhas de calor e impermeabilização do solo são conteúdos que podem cair no Enem.

Enem 2023

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está prevista para os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Linguagens (artes, educação física, português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas, que conta com as disciplinas de filosofia, história, sociologia e geografia,  além de uma redação. Já no segundo domingo, o certame contará com 80 quesitos de matemática e Ciências da Natureza, prova composta por biologia, física e química.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES