Veja 10 questões de língua portuguesa no Enem com gabarito

Nessa fase final, o momento é de revisar
10 Questões de Língua Portuguesa para treinar em casa - Freepik

Por Caio Moraes 

 

Sendo uma das áreas mais extensas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias deixa nos candidatos dúvidas sobre sua extensão e o tempo necessário para otimização. Com o intuito de treinar a leitura e o tempo de prova, o Vai Cair no Enem trouxe 10 questões com gabarito das edições de 2019 e 2022 do exame. 

Confira as questões: 

 

1 - (Enem 2022) Urgência emocional Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida. 

MEDEIROS, M. Disponível em: http://porumavidasimples.blogspot.com.br. Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado). 

Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a):

 A) Impessoalização ao longo do texto, como em: “se não há mais tempo”.
 B) Construção de uma atmosfera de urgência, em palavras como: “pressa”. 
 C) Repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”.
 D) Ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma refeição que pode durar uma vida”.
 E) Emprego de metáforas, como em: “a vida engata uma primeira e sai em disparada”. 

Resposta: "E"

 

2 - (Enem 2022) É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente. 

Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who’s She? (“Quem é ela?”, em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades. 

A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who’s She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares. 

A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada — quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar.

Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 4 dez. 2018 (adaptado). 

Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca: 

A) Contribuir para a formação cidadã dos jogadores. 
B) Refutar modelos estereotipados de beleza e elegância. 
C) Estimular a competitividade entre potenciais compradores. 
D) Exemplificar estratégias de arrecadação financeira pela internet. 
E) Desenvolver conhecimentos lúdicos específicos dos tempos atuais. 

Resposta: "A"

 

3 - (Enem 2019)  Um amor desse
Era 24 horas lado a lado 
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado 
Coração batia acelerado 

Bastava um olhar pra eu entender 
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente 
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente

Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor Só de pensar, eu grito, eu quase morro 

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento). 

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

A) Revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
B) Ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro. 
C) Exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
D) Divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
E) Naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal. 

Resposta: "C"

 

4 - (Enem 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

A) Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
B) Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
C) Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
D) Valorização de uma visão ampliada do esporte.
E) Equiparação entre a forma e o conteúdo.

Resposta: "A"

 

5 - (Enem 2019) Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson. 

DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017. 

Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de 

A) Restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta.
B) Refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação. 
C) Identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston. 
D) Introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade. 
E) Apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato. 

Resposta: "B"

 

6 - (Enem 2022) Mas seu olhar verde, inconfundível, impressionante, iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadas superciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logo a sua origem cruzada e decantada através das misérias e dos orgulhos de homens de aventura, contadores de histórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras, que acompanhavam os maridos e amantes através das matas intermináveis, expostas às febres, às feras, às cobras do sertão indecifrável, ameaçador e sem fim, que elas percorriam com a ambição única de um “pouso” onde pudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de família e de lar, sempre no encalço dos homens, enfebrados pela procura do ouro e do diamante. 

PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. 

Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narrador estabelece correlações que refletem a

A) Caracterização da personagem como mestiça. 
B) Construção do enredo de conquistas da família. 
C) Relação conflituosa das mulheres e seus maridos. 
D) Nostalgia do desejo de viver como os antepassados. 
E) Marca de antigos sofrimentos no fluxo de consciência.

Resposta: "E" 

 

7 - (Enem 2019)  Uma ouriça 

Se o de longe esboça lhe chegar perto,
se fecha (convexo integral de esfera),
se eriça (bélica e multiespinhenta): 
e, esfera e espinho, se ouriça à espera.
Mas não passiva (como ouriço na loca); 
nem só defensiva (como se eriça o gato); 
sim agressiva (como jamais o ouriço),
do agressivo capaz de bote, de salto 
(não do salto para trás, como o gato): 
daquele capaz de salto para o assalto.

 Se o de longe lhe chega em (de longe), 
de esfera aos espinhos, ela se desouriça. 
Reconverte: o metal hermético e armado 
na carne de antes (côncava e propícia),
e as molas felinas (para o assalto), 
nas molas em espiral (para o abraço). 

MELO NETO, J. C. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. 

Com apuro formal, o poema tece um conjunto semântico que metaforiza a atitude feminina de 

A) Tenacidade transformada em brandura. 
B) Obstinação traduzida em isolamento.
C) Inércia provocada pelo desejo platônico.
D) Irreverência cultivada de forma cautelosa.
E) Desconfiança consumada pela intolerância

Resposta: A 

 

7 - (Enem 2019) Blues da piedade

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde 
Vamos pedir piedade Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem 

CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento).

Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual 

A) expositiva, por discorrer sobre um dado tema.
B) narrativa, por apresentar uma cadeia de ações.
C) injuntiva, por chamar o interlocutor à participação.
D) descritiva, por enumerar características de um personagem.
E) argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.

Resposta: C

 

8 - (Enem 2019) Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012.

A penúltima escola a entrar na Sapucaí, na segunda noite de desfiles, mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo. O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão

.Disponível em: www.cultura.rj.gov.br. Acesso em: 15 maio 2012 (adaptado). 

A notícia relata um evento cultural que marca a

A) primazia do samba sobre a música nordestina. 
B) inter-relação entre dois gêneros musicais brasileiros.
C) valorização das origens oligárquicas da cultura nordestina. 
D) proposta de resgate de antigos gêneros musicais brasileiros. 
E) criatividade em compor um samba-enredo em homenagem a uma pessoa. 

Resposta: B 

 

9 - (Enem 2019) Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. No princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma. Até Júlio César reformar o calendário local, os meses eram lunares, mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designadas pelas estações. O descompasso de dez dias por ano fazia com que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado. Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças de que Quinctilis e Sextilis deram origem aos meses de julho e agosto.

Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018. 

Considerando as informações no texto e aspectos históricos da formação da língua, a atual escrita dos meses do ano em português

A) reflete a origem latina de nossa língua.
B) decorre de uma língua falada no Egito antigo.
C) tem como base um calendário criado por Cleópatra.
D) segue a reformulação da norma da língua proposta por Júlio César.
E) resulta da padronização do calendário antes da fundação de Roma.

Resposta: "A"

 

10 - (Enem 2019) Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar 

A educação para a saúde deverá ser alcançada mediante interação de ações que possam envolver o próprio homem mediante suas atitudes frente às exigências ambientais representadas pelos hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agressões climáticas etc. Dessa forma, parece evidente que o estado de ser saudável não é algo estático. Pelo contrário, torna-se necessário adquiri-lo e construí-lo de forma individualizada constantemente ao longo de toda a vida, apontando para o fato de que saúde é educável e, portanto, deve ser tratada não apenas com base em referenciais de natureza biológica e higienista, mas sobretudo em um contexto didático-pedagógico. 
GUEDES, D. P. Motriz, n. 1, 1999. 

A educação para a saúde pressupõe a adoção de comportamentos com base na interação de fatores relacionados à 

A) adesão a programas de lazer.
B) opção por dietas balanceadas. 
C) constituição de hábitos saudáveis. 
D) evasão de ambientes estressores. 
E) realização de atividades físicas regulares.

Resposta: "C"

 

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. As provas começam às 13h30, com a abertura dos portões marcada para 12h e o fechamento às 13h. No dia 5 de novembro, serão aplicadas 90 questões de Ciências Humanas, Redação e Linguagens. Nesse dia, a prova acaba às 19h. Já no dia 12 de novembro, com encerramento previsto para às 18h30, a prova contemplará mais 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Mais detalhes sobre o Enem 2023 e dicas para as provas podem ser conferidos no Instagram do Vai Cair No Enem.

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