Prova de espanhol do Enem 2023 exigiu do aluno conhecimento gramatical

De acordo com a professora da disciplina, Kilza Pascoal, gramática não é uma temática recorrente no exame
Prova do Enem 2023 - Elaine Guimarães/LeiaJá

Contabilizando cinco questões, a prova de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicada neste domingo, exigiu conhecimento gramatical do candidato. Ao Vai Cair No Enem, a professora da disciplina, Kilza Pascoal, aponta que a temática não é recorrente na avaliação. "A primeira questão, da prova amarela, exige que o candidato tenha uma noção verbo, advérbio e substantivo, por exemplo. Nas provas anteriores, a gente tinha uma base mais interpretativa", salienta. 

A docente também destaca a presença de textos com temáticas sociais. "Em um quesito há um texto de uma autora negra da Costa Rica, em que ela fala da condição da mulher preta. Até então, o tema não tinha essa visibilidade". À reportagem, Kilza analisa que a prova apresentou um nível intermediário e os texto mantiveram a apresentação semelhante as edições anteriores do Enem. 

"Os textos possibilitaram a interpretação e compreensão dos estudantes. Não achei a prova difícil. O nível exigido foi o intermediário. Teve alguma coisa que o aluno poderia ter dificuldade, mas também, havia questões que poderiam ser respondidas com um conhecimento básico do espanhol", aponta.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES