Provas vazadas foram de Pernambuco e do Distrito Federal, diz MEC

Minutos após o início da aplicação, imagens dos cadernos de prova passaram a circular nas redes sociais
Ministério da Educação (MEC) - Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Neste domingo (5), foi realizado o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, e também a aguardada redação. O fechamento dos portões aconteceu às 12h e a prova começou às 13h30. Os cadernos de prova só podem ser levados para casa junto aos estudantes meia hora antes do exame ser finalizado, o que seria às 18h30 neste primeiro dia.

Ainda assim, minutos após o início da aplicação, imagens dos cadernos de prova passaram a circular nas redes sociais, o que configuraria um delito de acordo com as regras do exame. O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, se pronunciaram sobre a divulgação antecipada e informaram que a Polícia Federal (PF) já apura as origens dos vazamentos em dois estados.

“As imagens passaram a circular após o fechamento dos portões e a solicitação é de que a Polícia Federal faça as investigações necessárias porque os estudantes só podem sair com a prova a partir das 18h30 e qualquer coisa diferente disso é uma infração a ser apurada", disse Palácios durante coletiva de imprensa.

Camilo complementou, informando que os criadores das publicações foram identificados e localizados em Pernambuco e no Distrito Federal. Resta, agora, apurar a fonte do vazamento. “A Polícia Federal está investigando os fatos e fez duas diligências, inclusive, uma em Pernambuco. Um proprietário de conteúdo digital que publicou e vários tiveram acesso, e [a diligência] é para saber de onde se conseguiu essa informação [a prova]. O outro caso foi no Distrito Federal, mas não sei onde foi a diligência", afirmou o ministro.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES