Tema da redação do Enem 2023 trouxe "dois recortes e duas pegadinhas", ressalta Fernanda Bérgamo

A proposta dessa edição foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'
Prova de redação de edição passada do Enem - Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado neste domingo (5), foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. A temática, segundo a professora da disciplina, Fernanda Bérgamo, "não é um assunto geral desconfortável, desconhecido". No entanto, ao Vai Cair No Enem, a docente pondera que a proposta traz "dois recortes e duas pegadinhas". 

"Desafios é um recorte já bem conhecido pelas temáticas do Enem, mas, juntar desafios com enfrentamento é promover dois recortes, duas pegadinhas muito importantes. Porque o enfrentamento é apresentar solução, então, o candidato tinha que ficar muito atento para mostrar que entendeu totalmente a proposta na introdução", salientou. 

Ainda de acordo com Bérgamo, os textos norteadores iriam "direcionar para a explicação dessa palavra da expressão [cuidado]. Os textos de apoio não só explicam o trabalho de cuidado, como exemplificam e isso ajudou muita gente a compreender que, principalmente, a figura feminina, que executa esse trabalho, ela é invisível para a maioria das pessoas", analisa. 

Confira a análise completa realizada pela professora de redação Fernanda Bérgamo: 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES