MEC divulga edital do Fies para 1º semestre de 2024

Documento pode ser conferido no Diário Oficial da União
Portal Único de Acesso. - Júlio Gome/LeiaJá/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024.O documento está disponível no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

Os candidatos podem realizar as inscrições entre 12 e 15 de março, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, é preciso efetuar cadastro no "Login Único" do governo federal e criar uma conta gov.br

Podem participar os estudantes que:

  • tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista neste Edital, e tenham obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como "treineiro"; e
  • possuam renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Do total de oportunidades oferecidas, 50% são para o FiesSocial (para candidato com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscrito no CadÚnico) e os outros 50% são para os demais concorrentes.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 21 de março, pelo mesmo endereço de inscrição. Os aprovados nessa etapa deverão complementar a candidatura entre 22 e 26 de março. Já a participação na lista de espera ocorrerá entre 28 de março e 30 de abril. 

Mais informações podem ser conferidas no edital do Fies.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES