Estudante da Rede Estadual é aprovado em oito universidades públicas

Anderson Aquiles compartilhou como se sentiu ao conquistar as oito vagas
Anderson Aquiles - Foto: Josimar Oliveira/SEE

Por Vitória Santos 

 

Conseguir uma vaga em uma universidade pública não é tarefa fácil. Requer uma rotina de estudo intensa, sacrifícios pessoais e dedicação incansável. Anderson Aquiles, estudante de 18 anos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Coronel João Francisco, em São Vicente Férrer, Pernambuco, surpreendeu ao ser aprovado em oito universidades públicas simultaneamente.

Sua história inspiradora mostra que, com dedicação e acesso à educação de qualidade, é possível alcançar grandes conquistas, independentemente da origem socioeconômica. Morador do distrito de Siriji, a cerca de 10 km da escola, Anderson é filho de um gari e uma autônoma. Os estudos se tornaram sua porta de entrada para realizar sonhos e alcançar objetivos profissionais.

Desde a infância, ele é aluno de escola pública e descobriu sua paixão pela física na sala de aula. Participando de olimpíadas desde cedo, essas competições serviram como base de estudo e aprofundamento da disciplina, contribuindo para seus excelentes resultados no Enem. Hoje, ele ostenta com orgulho 14 medalhas conquistadas.

“Desde pequeno, eu fui atraído pela área de ciências. Ainda na minha infância, eu comecei a fazer vários experimentos envolvendo eletricidade e gravitação. Além de ler bastante livros, eu assistia vídeos de cientistas famosos, que foram fundamentais para reforçar minha paixão pela física”, comentou Anderson, para o Portal de Educação de Pernambuco.

Apesar da dúvida sobre qual universidade escolher, Anderson tem até o dia 14 de março para decidir seu caminho acadêmico. E portanto, já planeja uma trajetória ambiciosa: graduação em física, mestrado em física de partículas, doutorado em cromodinâmica quântica na rede e, posteriormente, atuar como pesquisador.

A aprovação

Ele enfatiza a importância de persistir e dar o máximo de si. “A sensação que eu tive quando vi que tinha aprovado em oito universidades públicas foi a mesma de pegar um quebra-cabeça e conseguir montá-lo todinho. Por isso, foi aquele sentimento de dever cumprido e sensação de felicidade e satisfação comigo mesmo, porque eu provei para mim que sou capaz de chegar onde eu quero”, salientou. Foi uma surpresa até para os pais de Anderson, inclusive, que achavam que ele iria ser aprovado apenas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

As oito aprovações nas universidades públicas tornaram Anderson Aquiles uma fonte de inspiração para outros estudantes. Seu sucesso na escola motiva muitos alunos a se dedicarem aos estudos e enfrentarem desafios semelhantes.

Veja quais foram as universidades públicas que Anderson Aquiles foi aprovado :

  • Universidade de São Paulo (USP) –  Física – 1° lugar
  • Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – Matemática
  • Ilum Escola de Ciência (ILUM) – Ciências 
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Física – 4º lugar
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Física – 3º lugar
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Engenharia Civil
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – Matemática – 4º lugar
  • Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) – Engenharia Mecânica

COMENTÁRIOS DOS LEITORES