Novo Ensino Médio: estudantes dizem que não se sentem preparados para o Enem, diz pesquisa

O levantamento aponta que 85% dos estudantes afirmam não se sentirem preparados para o Enem e outros vestibulares
Foram entrevistados estudantes entre 23 de outubro e 4 de novembro de 2023 - Paulo Uchôa/LeiaJá/Arquivo

A primeira geração de estudantes que concluiu o Novo Ensino Médio (NEM) na rede estadual paulista diz se sentir despreparada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Essa informação está presente no levantamento realizado pela Rede Escola Pública e Universidade e o Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud).

De acordo com a pesquisa, 64,5% dos estudantes não cursaram os itinerários formativos escolhidos. Esses itinerários são parte da formação escolar, dividindo espaço com as disciplinas regulares, como português e matemática. Além disso, oito em cada dez alunos estão insatisfeitos com os componentes curriculares do NEM.

Ainda segundo o levantamento, 85% dos estudantes afirmam que não se sentem preparados para o Enem e outros vestibulares. Outra dificuldade encontrada pelo discentes foi em relação ao mento da carga horária. Ao total, 61,8% afirmaram não terem frequentado as aulas de expansão das suas escolas.

Para além disso, os dados mostram que 87,2% dos entrevistados não mencionaram qualquer aspecto positivo do NEM e 92,7% defendem que ele seja cancelado ou revogado.

Novo Ensino Médio

Sancionada pelo Governo Temer (MDB), a lei do NEM estabeleceu que os estudantes devem ter 3 mil horas de formação ao longo dos três anos de ensino médio. Desse total, são 1.800 horas são destinadas a disciplinas comuns a todos, enquanto as outras 1.200 são direcionadas para os chamadas itinerários formativos.

Esses itinerários formativos são disciplinas com o objetivo de permitir aos alunos escolherem uma área do conhecimento para aprofundar os estudos, em teoria.

Para a realização da pesquisa, foram aplicados questionários a estudantes do 3º ano de seis escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo, com um total de 696 respostas entre 23 de outubro e 4 de novembro de 2023.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES