Edital do Enem 2024 saiu; ainda dá tempo de começar a estudar?

Edital publicado nesta segunda-feira (13) divulgou a data para aplicação da prova
O Inep tornou público, na manhã desta segunda-feira, o edital do Enem 2024. - Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Mariana Ramos

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, na manhã desta segunda (13), o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Com o documento, os estudantes podem, finalmente, se organizar a tempo para as datas de aplicação do vestibular na edição deste ano.

No calendário divulgado, as inscrições começam no dia 27 de maio e seguem até às 23h59 do dia 7 de julho, com pagamento da taxa a partir do mesmo dia e até o dia 12 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo estudante através da Página do Participante. Já as aplicações da prova serão nos domingos 3 e 10 de novembro.

Com o edital oficialmente divulgado, ainda dá tempo do aluno começar a estudar para o Enem? O professor de biologia para vestibular Leandro Alberto garante que sim, dá tempo mas é preciso montar uma estratégia e um plano de estudo sólido, eficaz e consistente, que foque nos temas que o estudante mias tem dificuldade e quais os temas que ele precisa revisar.

“A primeira coisa a fazer é planejar. Antes de iniciar, é importante ter um plano de estudos bem estruturado. Um bom planejamento irar garantir que o estudante dedique tempo suficiente a cada matéria, sobre tudo não se permitindo interferências, além de definir metas realistas e alcançáveis para cada dia de estudo, uma boa dica é refazer questões de Enem anteriores”, afirma o docente.

Para quem vai começar os estudos, Alberto destaca que todo esforço vale a pena: “Para você, fera, que decidiu agora em Maio enfrentar o ENEM, (…) aproveite o seu processo de estudos. Confie em si mesmo, pois você pode ir muito além, mantenha o seu foco e determinação, lembre-se de que cada desafio é uma oportunidade individual para seu crescimento. Fera, você está pronto para brilhar e mostrar todo o seu potencial. Bons estudos e boa prova!”

Pensando nisso, o estudante que vai começar os estudos para o vestibular, o LeiaJá separou uma lista com os principais assuntos para serem revisados em cada mês, do início do ano até o momento da aplicação do vestibular.

Confira: calendário de conteúdos para aprender até a prova.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES