Por Ellen Tavares
O novo álbum intitulado de “143” da cantora norte-americana, Katy Perry só será divulgado no dia 20 de setembro. Porém, o single principal, “Woman’s World”, já está disponível nas plataformas de streaming e os temas apresentados na música podem servir aos estudantes como repertório sociocultural na escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para ajudar os vestibulando que estão se preparando para o Enem 2024, o Vai Cair No Enem entrevistou a professora de redação para Enem e concursos, Evelyn Molinaro, que mostra os recortes de temas que são abordados na obra musical de Katy Perry.
O papel da mulher na sociedade
A valorização da mulher e a importância do papel feminino na sociedade servem de recortes para temas que retratam a luta diária feminina para alcançar diversos campos sociais, segundo a docente.
“A ausência do espaço de poder tem como chaga o preconceito enraizado na sociedade, advindo de uma sociedade pautada no patriarcalismo, que foi muito bem abordado na música da cantora – tanto na letra, quanto no videoclipe. Dessa forma, é de suma importância discutir a problemática e garantir que o corpo feminino ocupe lugares de visibilidade”, diz Molinaro.
A ascensão da mulher no mercado de trabalho
O Censo do panorama econômico, educacional, trabalhista e da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que cerca de 28,0% das mulheres brasileiras ocupadas trabalhavam em tempo parcial (até 30 horas semanais), enquanto essa proporção era de 14,4% entre os homens.
Nessa perspectiva, Evelyn mostra como a pop star contemplou o assunto. “A canção ‘Woman’s World’, da cantora Katy Perry, menciona, em seu refrão, que a mulher é uma vencedora, super-humana, número um. No entanto, ao relacionar a música à realidade brasileira, percebe-se que ainda há muito o que se discutir sobre a presença da mulher em espaços de poder, visto que o quantitativo de homens nesses lugares é muito maior que o da sociedade feminina, segundo o Censo de 2022”, comenta.
“Além disso, dá para dialogar com o fato de que, segundo o Censo de 2022, o Brasil tem 104,5 milhões de mulheres, enquanto possui 98,5 milhões de homens e problematizar o porquê há, ainda, poucas mulheres em espaços de poder como no judiciário e na política, por exemplo”, completa.
A sobrecarga das mulheres no corpo social
A conquista das mulheres no espaço social e o quanto elas podem ir além dos traços da cultura enraizada do patriarcado e do olhar visto como comum da sociedade é outra temática que pode ser abordada.
“Em uma redação cujo tema envolve a sobrecarga das mulheres no corpo social, é apresentar o refrão da canção, o qual afirma, em português, ‘ela é uma vencedora, uma campeã, super-humana, número um, ela é uma irmã, ela é mãe’, mostrando as várias faces de uma só mulher. Uma mulher que é considerada ‘super-humana’ por precisar lidar com tantas funções, exatamente o espelho da sociedade feminina atual”, exemplifica.
Tema sugestivo para usar “Woman’s World” como repertório na redação
Ao Vai Caior No Enem, a professora traz ainda um exemplo de tema como proposta de treino do Enem 2024:
"O debate acerca do pouco quantitativo de mulheres brasileiras em espaços de poder no século XXI".
“É muito importante que os estudantes treinem temáticas sobre a mulher, visto que é, ainda, um assunto muito em alta e pertinente. Há sempre o que se discutir sobre o espaço feminino na sociedade, até porque elas são a maioria. E como uma maioria pode estar, ainda, tão invisível nos espaços de visibilidade, tem muito o que ser discutido”, finaliza a professora Evelyn Molinaro.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES