Como utilizar música na redação do Enem

Professora de redação explica o que deve ser considerado na hora da citação musical
. - Pixabay

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 é um dos momentos mais aguardados pelos participantes, pois é na produção textual que eles podem expressar suas opiniões e argumentos sobre um determinado tema. A disciplina também tem peso decisivo na nota final do Enem. Uma das formas de expressar essas opiniões é por meio de músicas, seja para introduzir uma ideia ou embasar um posicionamento. No entanto, alguns estudantes podem se perguntar se é possível utilizar citações musicais na avaliação, e caso sim, como fazer. A professora de redação Tereza Albuquerque conversou com o Vai Cair No Enem para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Antes de mais nada, a docente afirma que é possível citar letras de músicas, fazendo a ressalva de que tal menção deve estar ligada à temática proposta pela prova do Enem, ou seja, o aluno não pode descontextualizar.

“Só que ele pode fazer essa situação de duas formas: ou ele faz a citação focada no contexto histórico; ou ele também pode citar diretamente o cantor, e se ele não souber a citação real, como está na música, ele pode parafrasear”, informa Tereza.

Contexto

Segundo a professora, a abordagem da música pode ajudar o aluno a explicar algum contexto. “O aluno pode pegar, por exemplo, o contexto da bossa nova e fazer uma grande discussão sobre a influência da cultura norte-americana no Brasil a partir da década de 50, ou o processo desenvolvimentista do país. Ou ele pode falar da Tropicália e o processo da da miscigenação brasileira. Ele pode também fazer pelo contexto da música, como no movimento Mangue Beat, ele pode falar sobre a questão do rock. Então, ele pode pegar, por exemplo, um cantor como Chico Science e fazer uma referência direta à questão do caranguejo ou da fome, da miséria, vai depender da música que ele escolher. Ele escolhe a música, em cima dela ele faz essa discussão”, elucida Tereza Albuquerque.

Já em relação ao estilo musical, a professora explica que não existem restrições na prova, podendo ser utilizadas músicas de qualquer cantor ou banda, seja música popular brasileira (MPB), ou estilos mais modernos. “Inclusive é possível usar Anitta, Pabllo Vittar, é possível usar o passinho, o aluno pode fazer uma referência direta ao funk também, vai depender do tema e como ele vai fazer a relação. Ele pode fazer a correlação, vai depender dele construir esse contexto, porque ele não pode usar de forma totalmente descontextualizada”, complementa.

No entanto, a docente chama atenção caso o trecho utilizado contenha alguma palavra de baixo calão, como palavrão, xingamento, ou alguma expressão considerada inapropriada. “O Enem não permite que se utilize palavras de baixo calão na redação, mesmo que seja música. Então é interessante que, se o aluno vai usar o trecho, não escreva a palavra, coloque em reticências, mas cite de onde veio. Se tiver algum palavrão, ele não pode usar em hipótese alguma, é impossível. Se fizer isso, ele perde ponto”, destaca Tereza Albuquerque.

Aplicação em um texto

A professora traz ainda um exemplo de como citar uma música a redação, utilizando como tema a proposta do Enem 2019, confira:

Tema: A democratização do cinema no Brasil

“No escurinho do cinema, chupando dropes de anis, longe de qualquer problema, perto de um final feliz”. Esse trecho da música cantada por Rita Lee faz referência à magia do cinema como importante elemento cultural na sociedade. Lamentavelmente, poucos no Brasil conseguem participar desse entretenimento, pois questões como o valor alto do preço dos ingressos e a pouca existência de cinemas nos lugares mais recônditos inviabilizam o acesso da população a ele. Nesse sentido, é importante democratizar, no país , o cinema para que a magia dele encante a todos.”


Aulão musical
Para ajudar os alunos a compreender melhor a abordagem, a professora promove o aulão ‘Como usar música na redação do Enem?’, nos dias 23 e 30 de outubro, nas unidades de seu curso preparatório em Caruaru e em Recife, respectivamente. Os eventos serão presenciais e gratuitos, mas só poderão participar os estudantes que apresentarem comprovante da vacinação contra o novo coronavírus. As inscrições devem ser feitas na recepção da instituição. Mais informações podem ser obtidas em sua página no Instagram.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES