Primeiro dia de vestibular da Unicamp teve abstenção de 12,7%

Segunda fase teve seu primeiro dia de aplicação neste domingo (9)
Segundo a comissão, 11.294 candidatos realizaram prova - Antonio Scarpinetti

A Comissão Permanente Para os Vestibulares (Comvest) divulgou o índice de abstenção do primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foi realizado neste domingo (9). Segundo a comissão, 11.294 candidatos realizaram prova, tendo uma abstenção de 12,7%, o que significa que 1.645 candidatos não compareceram. Nos últimos dez anos, a média de abstenção foi de 11,4%, segundo a Comvest. O órgão ainda aponta que apesar do índice geral ter ficado acima da média, continua dentro do esperado, principalmente em decorrência a contexto pandêmico atual.

Na prova realizada neste domingo (9), os candidatos puderam escolher na redação entre duas propostas de tema. Na primeira opção, a proposta era que o autor fosse um digital influencer desde os 13 anos e decidisse elaborar um posicionamento sobre crianças e adolescentes como influenciadores digitais. Já a segunda opção, solicitava um manifesto coletivo de estudantes universitários indignados com os cortes da verbas do orçamento de ciência e pesquisa no Brasil em 2021.

Nesta segunda-feira (10) o exame continua com provas comuns a todos os candidatos como matemática, prova interdisciplinar de Ciências Humanas e prova interdisciplinar de Ciências da Natureza, sendo a primeira com seis questões e as duas últimas com duas. Também serão realizadas provas de conhecimentos específicos para alguns cursos, sendo elas biologia, química, física, geografia, história, englobando filosofia e sociologia, todas com seis questões cada.

A primeira chamada está prevista para ser divulgada no dia 14 de fevereiro. Os convocados terão os dias 15, 16 e 17 do mesmo mês para realizar a matrícula on-line pela página da Comvest.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES