Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Saiu a nota do Enem e você já pode conferir quais oportunidades o exame permite
Provas do Enem 2021 foram aplicadas em novembro de 2021 e janeiro deste ano - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma das provas mais disputados do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebe todos os anos milhões de inscrições. Isso ocorre porque a avaliação, que foi criada em 1998 para ser uma forma de análise da qualidade do ensino médio no país, adquiriu no ano de 2009 a função de ser um critério de seleção para admissão de novos estudantes em universidades públicas e privadas.

Contudo, mesmo sendo popularmente reconhecido como o principal caminho para se ingressar no ensino superior, muitas pessoas ainda não sabem quais possibilidades o Enem permite ou mesmo como utilizar a nota da prova ao seu favor. Para ajudar os estudantes, o Vai Cair No Enem listou as principais alternativas para usar o resultado do exame, confira:


1. Entrar na universidade pública pelo Sisu


Para quem tem o sonho de cursar o ensino superior de forma totalmente gratuita, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a primeira opção para aplicar a nota do Enem. Isso porque o processo seletivo é o responsável por selecionar novos estudantes para as universidades públicas federais e estaduais do país, além dos institutos federais. As inscrições são abertas por meio do site oficial, duas vezes ao ano, e a primeira etapa está prevista para abrir em 15 de fevereiro.

Pode se inscrever no Sisu apenas quem participou da última edição do Enem e obteve nota maior que zero na redação. Cada candidato deverá optar por até duas opções de cursos e esperar a seleção que será realizada por meio da nota do Enem, de acordo com a quantidade de vagas, por modalidade e concorrência.

2. Entrar em universidades particulares por meio do Prouni 


O  Programa Universidade para Todos (Prouni) é o programa do Ministério da Educação (MEC) desenvolvido para facilitar a entrada de pessoas de baixa renda no ensino superior. Através da nota do Enem, os estudantes podem se candidatar às universidades privadas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para concorrer a bolsas de 50% ou 100%.

Para se candidatar a uma bolsa do Prouni, é preciso não possuir diploma de nível superior e ter realizado o último Enem, obtendo nota mínima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda bruta familiar de 1,5 salário mínimo por pessoa, para concorrer às bolsas 100% e de até três salários mínimos por pessoa, para as de 50%.

Neste ano, as inscrições terão início no dia 22 de fevereiro no site do Prouni, com a primeira chamada prevista para o dia 2 de março.

3. Financiar os estudos por meio do Fies

Mais um programa do MEC, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem o objetivo de conceder financiamento estudantil para que estudantes de baixa renda tenham acesso a cursos superiores não gratuitos. Para se inscrever, é preciso ter renda de até três salários mínimos e ter realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtendo nota maior que 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação.

Ao receber o financiamento do Fies, o estudante só pagará a mensalidade após a conclusão do curso, de acordo com sua condição financeira. Neste ano, a abertura das inscrições estão previstas para o dia 8 de março no site oficial

4. Estudar fora do País 

Além de conseguir uma vaga em universidades nacionais, o que muitos participantes do Enem ainda não sabem é que a nota do exame pode ser usada para se candidatar a universidades estrangeiras. Para isso, é preciso conferir qual é o processo de admissão adotado pela instituição em questão, que pode exigir a realização de mais um vestibular, teste de proficiência no idioma, certificado do ensino médio, entre outros requisitos. 

Alguns países que recebem estudantes brasileiros por meio da nota do Enem: 

  • Reino Unido: Oxford, Kingston, Bristol, entre outras.
  • França:  École Normale Supérieure (ENS), Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Université Paris-Sud – Paris XI, entre outras. 
  • Estados Unidos: University of Central Florida – Orlando, FL; University of South Florida, Tampa – FL ( USF), entre outras. 
  • Canadá: University of Toronto, McGill University, University of Waterloo, entre outras.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES