Inep divulga parâmetros das questões do Enem 2021

Ao todo, o Inep baseia as questões do Enem em três parâmetros: discriminação, dificuldade e acerto casual
- Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um documento com os parâmetros dos itens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Com os parâmetros, segundo o órgão, é possível é possível posicionar os participantes e as questões em uma escala interpretável. 

Ao todo, o Inep baseia as questões do Enem em três parâmetros. No da discriminação, é possível identificar o poder de discriminação que cada questão possui para diferenciar os participantes que dominam dos participantes que não dominam a habilidade avaliada naquela questão.

Já no parâmetro da dificuldade está associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão — quanto maior seu valor, mais difícil é a questão. Ele é expresso na mesma escala da proficiência. Em uma prova de qualidade, devemos ter questões de diferentes níveis de dificuldade para avaliar adequadamente os participantes em todos os níveis de conhecimento.

Por último, o parâmetro de acerto casual determina, em provas de múltipla escolha, que um participante que não domina a habilidade avaliada em uma determinada questão da prova pode responder corretamente a um item devido ao acerto casual. Assim, esse parâmetro representa a probabilidade de um participante acertar a questão não dominando a habilidade exigida.

Por meio desses parâmetros que é possível identificar e definir a nota do estudante no Enem de nodo objetivo. O método utilizado para o cálculo da nota é o Expected a Posteriori (EAP), segundo o Inep. "A prova do Enem é constituída por um conjunto de 45 itens com parâmetros. São eles que definem os valores de mínimo e máximo da prova. Assim, quando esta é composta por itens fáceis, seu máximo de pontos tenderá a ser mais baixo e, quando ela é composta com itens difíceis, o mínimo tenderá a ser mais alto.", explicou o Inep.

"O posicionamento de cada questão nos níveis da escala se dá por meio de critérios probabilísticos, os quais garantem que somente participantes com proficiência igual ou maior que a daquele nível possuem alta probabilidade de responder corretamente às questões que estão nesse nível e em níveis inferiores. Geralmente, o posicionamento do item está um pouco acima do parâmetro de dificuldade. Isso porque a questão é sempre posicionada no valor da régua em que a probabilidade de acerto está próxima de 0,65, valor que representa alta probabilidade de participantes nesse nível dominarem o conteúdo da questão", completou o Instituto.

TRI

O Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.

"Um aspecto importante da TRI é que ela considera a particularidade de cada item. Assim, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes", explica o Inep.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES