Confira o passo a passo para se inscrever no FIES 2022

Inscrições serão abertas nesta terça (08)
Confira o passo a passo para se inscrever no FIES 2022 - Agência Brasil

Os estudantes que estão em busca de uma vaga no ensino superior devem ficar atentos para a abertura das inscrições para o Fies 2022, que serão abertas nesta terça-feira (08), por meio do site oficial. O programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento estudantil para que pessoas de baixa renda tenham acesso a cursos superiores em universidades particulares. 

Para concorrer ao FIES (Fundo Fundo de Financiamento Estudantil), é preciso ter realizado o Enem a partir da edição de 2010 e ter obtido nota mínima de 450 nas provas, além de não ter zerado a redação. Também é preciso ter renda mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Se você está interessado em participar do financiamento estudantil, confira o passo a passo para realizar sua inscrição:

01. Inscrição no Sistema de Seleção do Fies 

Acesse o sistema do FIES por meio do site oficial disponibilizado pelo MEC e clique em “Minha Inscrição”.

02. Realize o cadastro 

Em seguida clique em “Fazer Cadastro”, no qual você será direcionado para a página GOV.br e deverá realizar seu cadastro preenchendo todas as informações.

03. Dados cadastrais 

Nessa primeira etapa você deverá responder informações básicas como endereço, nome, sexo e e-mail, por exemplo. 

04. Questionário 

Agora é hora de informar dados sociais importantes para o FIES, como cor, etnia, se possui alguma deficiência física e outras características pessoais. 

05. Grupo familiar 

Nesta terceira etapa, o candidato deve responder de forma ainda mais cautelosa. Isso porque nela deverão ser preenchidas informações como grupo familiar e renda, que são determinantes para o recebimento do financiamento ou não.

06. Grupo de referência 

Por fim, haverá o grupo de preferência no qual o candidato deverá escolher as três opções de cursos.

07. Confirme as informações cadastrais 

Após essa parte, você será direcionado para a página inicial de inscrição, onde deverá clicar em "Entrar com GOV.BR" e informar o CPF e a senha cadastrada. Faça o login novamente para verificar a confirmação da inscrição. 

Confirmação da matrícula 

Pronto, com a inscrição realizada, agora é só ficar atento ao prazo para confirmar a matrícula na universidade, lembrando de organizar toda a documentação necessária para isso. Esses detalhes podem ser conferidos na página do programa.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES