MEC emite nota de esclarecimento sobre novo Enem

Segundo o Ministério da Educação, decisão sobre implementação do novo Enem ainda não foi finalizada
Aplicação do Enem em 2020 - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) emitiu uma nota de esclarecimento, nesta terça-feira (15), sobre o novo Enem. O Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou, nessa segunda (14), um parecer que define novas diretrizes para o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2024.

Segundo o MEC, as atualizações do Enem são objetos de discussão, desde 2021, pro um Grupo de Trabalho (GT) "presidido pelo Secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB) e que possui representantes da sociedade civil e de órgãos como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)."

Até então, o GT realizou 12 sessões para chegar a um consenso entre especialistas e representantes das redes estaduais, universidades e institutos e o CNE. A decisão sobre a forma de implementação do novo Enem somente será tomada após a conclusão do Grupo de Trabalho.

"O novo Enem materializa as diretrizes legais da reforma do Ensino Médio, já em vigor, e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Sua atualização será fundamental para garantir aos entes federativos e as instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio", disse o MEC, em nota.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES