Entenda como ficará o uso das máscaras de proteção no Enem 2022

Em locais abertos, todos os estados brasileiros já flexibilizaram a utilização da máscara
Entenda como fica o uso da proteção - Freepik

O uso de máscaras de proteção é uma preocupação para milhares de pessoas, já que vírus da Covid-19 segue circulando e a cobertura vacinal da população ainda é recente. Apesar disso, alguns estados brasileiros já liberaram o uso do objeto em locais abertos e fechados. Com isso, surge uma dúvida, que é se a máscara será obrigatória na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Segundo o edital, é proibida a entrada dos candidatos nos locais de prova sem o uso da máscara. A regra é vetada apenas para aqueles estudantes que realizarão o exame em estados cuja liberação da proteção em locais fechados já esteja valendo.

Em locais abertos, todos os estados brasileiros já flexibilizaram a utilização da máscara. Capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte também já retiraram a obrigatoriedade da proteção em locais fechados.

Veja o que consta no edital do Enem:

9.2 É proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

9.3 O acesso à sala de provas será permitido, dentro do horário estabelecido neste Edital, com a apresentação de documento de identificação com foto válido, conforme itens 10.2 ou 10.4, e com a utilização de máscara de proteção à covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES