'Who run the world?': Aprenda a usar divas pop na redação do Enem

Professoras explicam como usar as divas pop, como repertório cultural, na redação do Enem
Beyoncé - Reprodução/Instagram

Faltando pouco menos de um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, estudantes de todo o país passam a buscar maneiras de como melhorar o seu repertório cultural, importantíssimo na hora de escrever a redação. Dentre os diversos assuntos, a cultural pop pode ser de grande influência para quem busca esse enriquecimento.

Dentre os diversos elementos da cultura pop, temos filmes, desenhos, jogos e música, além das divas pop. As divas pop são figuras artísticas com talento, glamour, poderosas e amadas por milhões de pessoas. Podemos lembrar de divas como Madonna, Cher e Beyoncé, e algumas mais novas como Taylor Swift, Miley Cyrus, Katy Perry e Rihanna.

Você já imaginou como pode incluir as divas pop na sua redação do Enem? Sabia que isso é possível? Professores contam para o LeiaJá sobre a importância delas e em quais casos você pode utilizar esse repertório.

Para a professora de português e redação, Fernanda Bérgamo, o candidato pode utilizar as temas abordados pelas artistas, como racismo, machismo, homofobia, bullying, entre outros, como formas de enriquecimento do texto dissertativo-argumentativo. “As divas pop podem entrar validando o repertório produtivo, tanto pelas letras das músicas, que podem ser citações para validar o argumento ou para se contrapor ao argumento defendido na redação, como também a postura de vida dessas artistas. Por exemplo, ‘a postura de Madonna em relação ao combate ao capacitismo, que se deu com a participação dela em determinado evento’, isso é uma forma extremamente interessante para enriquecer o texto", explica Bérgamo.

Fernanda também destaca que o candidato pode utilizar o estilo musical que mais lhe agrada, não necessariamente sendo ele o pop, mas também rock, sertanejo, MPB, funk, entre outros. O importante é que o estudante esteja confortável para falar sobre o assunto, e claro, com propriedade.

Este tema pode ser de grande relevância quando falamos sobre a competência 2 da prova. De acordo com o MEC, na segunda competência, o aluno deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.”

De acordo com a professora de redação Bianca Amorim, qualquer produto cultural, seja ele música, filme ou série, é pontuação, vale como área de conhecimento e entra como citação. “Existem dois tipos de citação, a citação direta na qual eu posso trazer a letra de uma música e após a citação o aluno vai apresentar a sua ideia para a defesa do argumento. Também existe a citação indireta, na qual eu não consiga citar o trecho da música, mas é necessário colocar o nome da música original (sem precisar traduzir) e o nome do artista ou de quem escreveu", explica.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES