USP aprova nova forma de ingresso por meio da nota do Enem

Estudantes que optarem pelo Enem-USP serão convocados diretamente pela Fuvest sem precisar utilizar o Sisu
Estudantes em prova - Wilson Dias/Agência Brasil

Por Joice Silva

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a implantação de um novo sistema de ingresso de novos estudantes aos cursos de graduação da instituição por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20), durante a reunião do Conselho que aprovou a medida por unanimidade.

Com a determinação, a partir deste ano (para ingresso em 2023), os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest pelas notas que obtiverem nas provas do Enem. A nova forma de ingresso se chamará Enem-USP. Até o ano passado, a USP utilizava o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ligado ao Ministério da Educação (MEC), para selecionar os estudantes.

Segundo a USP, o objetivo da alteração é possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, não dependendo do sistema e do calendário do Sisu.

“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, destacou o pró-reitor de Graduação da USP, Aluísio Segurado.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES