O resultado das eleições afeta o Enem 2022? Entenda

Segundo professor de história Pedro Botelho, mudanças são esperadas para as próximas edições
Enem 2022 - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Nesse domingo (30), foi realizada uma das eleições mais acirradas da história do país, em que o resultado foi a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito pela terceira vez para o cargo de chefe do Executivo. Mas será que a mudança no governo pode modificar de alguma forma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022? 

A prova está cada vez mais perto, com datas previstas para os dias 13 e 20 de novembro, e contagem regressiva já começou, mas o professor de história Pedro Botelho garante que esse resultado não irá gerar impacto nesta edição. “A eleição de Lula não afeta em muita coisa. Para esse ano, a gente sabe que não há tempo hábil ou alguma perspectiva de mudança, mas para as próximas edições a gente fica na expectativa” destaca.

Pedro espera que as decisões que foram tomadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) e organizadora da prova, sejam respeitadas nas próximas edições. “A divisão entre a fase comum e a fase especifica vai continuar porque isso é um plano anterior ao governo Temer e Bolsonaro. Algumas mudanças que foram ocasionadas elas serão respeitadas nas próximas edições”, conta. 

“A gente acredita que em termos de banco de questões e de conteúdos, [serão] voltados a tratar de uma história mais crítica, mais transversal. A gente acredita que, no campo das humanidades, vamos encontrar temas relacionados a cidadania, a transformação do mundo do trabalho e não uma prova mais conservadora”, finaliza Pedro. 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES