Confira o cronograma completo da prova do Enem 2022

Veja as datas das provas, horários de aplicação e previsão de resultado
Enem em 2021 - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Por Joice Silva

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada nos dias 13 e 20 deste mês,  é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) registrou 3.396.632 inscritos no Enem 2022. Em Pernambuco, 186.837 candidatos que farão a prova.

Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá as modalidades impressa e digital. Do número total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066 pelo computador. No estado de Pernambuco, serão 184.860 para a versão impressa, enquanto outros 1.977 farão a versão digital.

Quem está se preparando para o Enem precisa ficar de olho nas principais datas e horários da prova, assim como no cronograma como um todos. Confira, abaixo, as informações mais importantes desta edição do exame:

Datas: 13 e 20 de novembro

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início da prova: 13h30

No dia 13, os estudantes contarão com 5h30 para responder a 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação de até 30 linhas.

Já no dia 20, os participantes terão 5h para finalizar as provas objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os cartões de confirmação de inscrição do Enem 2022 já estão disponíveis e podem ser conferidos na página do Participante. Neles, os candidatos podem verificar dados pessoais, local de realização da prova e atendimento especializado, caso deferido. Mesmo não sendo obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os estudantes portem o cartão no dia do exame.

Gabarito

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, neste endereço, até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Neste caso, os gabaritos do primeiro dia de aplicação estará liberado no dia 16, enquanto os do segundo dia ficarão disponibilizados em 23 de novembro.

Resultado

Após as correções oficiais da prova, os participantes poderão ter acesso aos seus resultados individuais do Enem na Página do Participante, em data a ser divulgada pelo Inep e pelo MEC.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES