Confira os presidentes da República que podem aparecer na prova do Enem

Com 38 presidentes, a República brasileira é um tema que com certeza pode pautar a parte histórica da prova do Enem.
José Sarney é um dos presidentes que pode ser cobrado no Enem - Creative Commons

Por Joice Silva

Saber quem foram os presidentes do Brasil é extremamente importante para os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a vasta gama de temas que podem ser abordados em História, conhecer os períodos governamentais pode ser peça chave na hora de obter uma boa nota na prova.

Com 38 presidentes, a República brasileira é um tema que, com certeza, pode pautar a parte histórica da prova do Enem. Por isso, preparamos uma lista de presidentes que já caíram no exame e que possivelmente poderão aparecer novamente. Confira:


Floriano Peixoto 

Foi o segundo do período histórico conhecido como “Republica da Espada”. Como era vice-presidente do Marechal Deodoro da Fonseca, assumiu a presidência quando o marechal renunciou em novembro de 1891.

Seu governo foi pautado em medidas econômicas que visaram favorecer e obter apoio da indústria brasileira.

Campos Salles 

Chegou à presidência em 1898. Suas ações foram focadas na recuperação econômica do Brasil. Seu governo se preocupou em amenizar o efeito da crise de Encilhamento, estabelecendo um acordo entre a presidência da República e governadores dos Estados para garantir o apoio do Congresso à sua política financeira.

Getúlio Vagas 

Com a Revolução de 1930, a carreira política de Vargas ganhou novos rumos quando o presidente Washington Luís resolveu romper com a oligarquia paulista e mineira.

A centralização do poder, imposição de uma política trabalhista, reforço da propaganda política e a capacidade de negociação política foram as grandes marcas do governo do político gaúcho. 

Jucelino Kubitscheck 

Tomou posse no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em 1956. Seu governo foi marcado pelo investimento na indústria automobilística e de utensílios domésticos. Seu plano de metas pretendia cumprir a promessa de campanha “50 anos em 5”. A meta do plano era a construção de Brasília, a nova capital do país no Planalto Central. Outra medida adotada por ele foi a interiorização do Brasil. 

Jucelino também investiu  na construção de estradas que ligariam todo o país ao Palácio Central, onde estava sendo construída a nova capital e as outras regiões do país. 

José Sarney 

Marcado pela criação da Constituição de 1988, esperada como a nova lei que iria acabar com os entraves do sistema militar e garantir as liberdades civis e políticas.

Essa nova constituição criou um grande problema judiciário por sua extensão e riqueza de detalhes. Muitos aspectos da economia, dos poderes instituídos e alguns grupos da sociedade foram prejudicados com o aumento da burocracia trazido pela nova constituinte.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES