Inep afirma que Enem 2022 está 'seguindo os mesmos critérios e procedimentos das edições anteriores'

Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro
provas do Enem - Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por Joice Silva

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, nesta segunda-feira (7), que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, com data para os próximos dias 13 e 20 de novembro, está “seguindo os mesmos critérios e procedimentos das edições anteriores”.

A nota vem após os novos rumores recém-levantados sobre o banco de questões do exame. Em nota, o Inep ressaltou que todos os quesitos que compõem o caderno de provas do Enem "apresentam qualidade técnico-pedagógica." O comunicado também afirma que a inclusão de questões novas no Banco Nacional de Itens é de caráter sigiloso, “para não colocar em risco futuras edições do exame”.

Confira a nota na íntegra:

O Banco Nacional de Itens (BNI) armazena questões com qualidade técnica, desde sua elaboração, até o momento em que é utilizada em uma prova. Um item passa por diversas etapas durante a produção: elaboração, revisão técnica-pedagógica, revisão de língua portuguesa, pré-testagem, podendo repetir alguma etapa quando necessário até que seja validado. Todas as questões que compõem os cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentam qualidade técnico-pedagógica.

As medidas para alimentar o BNI foram afetadas pela impossibilidade de pré-testagem durante a o pior momento da pandemia. Contudo, o Inep está com ações em andamento desde 2021 para armazenar novos itens no Banco. No entanto, qualquer informação sobre a entrada de itens novos no BNI é de caráter sigiloso, não podendo ser fornecida, como forma de não colocar em risco futuras edições do exame.

O instrumento de avaliação do Enem 2022 foi construído seguindo os mesmos critérios e procedimentos das edições anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garante que a elaboração de todas as provas do Enem será realizada utilizando itens com a qualidade técnico-pedagógico.

A Nova Matriz de Referência do Enem valerá a partir da edição de 2024. As edições 2022 e 2023 serão realizadas utilizando a matriz atual. A Nova Matriz está em processo de validação e ainda pode sofrer ajustes durante essa ação. Ela está alinhada ao Novo Ensino Médio. Será composta de um instrumento voltado para a Formação Geral Básica, que segue BNCC, e um segundo instrumento voltado para os Itinerários Formativos.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES