Veja o que deve ser levado para a prova do Enem 2022

Para evitar contratempos no dia do Enem, os estudantes precisam se organizar com antecedência
Prova do Enem 2021 - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é uma das provas mais importantes para milhares de estudantes brasileiros e saber quais são os objetos e documentos que podem e não podem ser levados para o dia da prova é fundamental. Os participantes precisam estar atentos para que um erro não custe anos de estudo.

As provas duram algumas horas e se organizar com antecedência é importante para não encontrar obstáculos na hora de fazer a prova. Pensando nisso, o Vai Cair No Enem listou tudo o que você pode e não pode levar, além dos itens obrigatórios.  

Itens obrigatórios:  

Documento de identificação com foto (Carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias autenticadas). Vale ressaltar que o participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais; 

Máscara (exceto nos estados ou municípios onde o uso máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por Decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar); 

É necessário que o estudante esteja portando pelo menos uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente; 

Número de inscrição (decorado ou anotado). 

O participante pode levar celular, mas ele deve ficar desligado durante todo o exame, guardado em um saco plástico lacrado fornecido pela equipe organizadora do Enem. 

Itens não permitidos:  

Bonés, óculos de sol, chapéu, gorro e tiara; 

Livros, cadernos, cadernetas, revistas (pode parecer óbvio, mas não custa lembrar); 

Quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES