Enem: Como fazer em caso de infecção por Covid-19?

O aluno que tiver sintomas semelhantes ao Coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao local de prova
Jovem colocando uma máscara descartável - Unsplash

Com o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas e faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma nota guiando os candidatos em caso de infecção pelo vírus no dia da aplicação que impossibilite a realização da prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante que positivar ou tiver sintomas semelhantes ao Coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas listadas no edital não deve comparecer ao local de realização da prova e terá o direito de solicitar a reaplicação dela.

A solicitação da reaplicação deverá ser feita através da Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia da prova que, nesta edição, será no dia 20 de novembro. Ao fazer a solicitação, será necessário um anexo que comprove a situação do candidato e o pedido será analisado pelo Inep. Em caso de aprovação, a reaplicação deve acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Outras doenças infectocontagiosas que estão listadas no edital e também podem ser motivos de reaplicação são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Os documentos legíveis e comprobatórios que devem ser apresentados na Página no Participante devem conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10) e a assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.

CUIDADOS DOS CANDIDATOS NÃO CONTAMINADOS
Não será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação para realizar o Enem 2022. Contudo, será obrigatório o uso de máscaras durante todo o período no local de provas. Participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial são exceções desta regra.
O participante que desejar também poderá levar um frasco com álcool em gel ou líquido e o uso de luvas transparentes ou semitransparentes. Todos os objetos serão vistoriados pelos fiscais de sala.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES