Veja quais ministérios poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2022

A prova trouxe o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"
Prova de redação - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, aplicada no último domingo (13), primeiro dia da avaliação, abordou, como tema, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Ao Vai Cair No Enem, o professor da disciplina, Roberto Falcão, observa que os estudantes poderiam citar, como repertório na prova dissertativa, o Ministério do Desenvolvimento Social. A pasta é responsável pelos povos e comunidades tradicionais.

O docente salienta que no ministério, desde 2007, "está a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais (CNPCT). A essa comissão cabe a criação e efetivação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), a partir de 2017", explica. 

À reportagem, Roberto Falcão reforça que as políticas públicas desenvolvidas pelo órgão são desenvolvidas "em parceria com outros órgãos, como a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), o MMA (Ministério do Meio Ambiente) e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), SEPPIR (Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial)".

O docente também observa que o presidente eleito, Lula (PT), tem como promessa a criação do Ministério dos Povos Originários, que, segundo Falcão, dará "não apenas destaque, mas prioridade e melhor coordenação aos esforços de valorização das populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caboclas, pomeranas, de terreiro e outras".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES