Não passou no Sisu? Saiba outras formas de ingressar no ensino superior

A nota do Enem pode ser aplicada em diferentes programas do governo
Alunos podem ingressar na universidade de outras maneiras - Foto: Freepik

Por Mariana Ramos 

 

Os resultados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foram divulgados, após muita espera dos candidatos, na quarta-feira (31). Os inscritos podem conferir sua colocação pelo site oficial do Portal Único de Acesso. 

Às 19h30 da quinta-feira (25), último dia para inscrição no programa, o Ministério da Educação (MEC) já registrava 1.243.350 pessoas inscritas para apenas 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições brasileiras de ensino superior. Pelo número imensamente menor, nem todos os participantes garantiram a sua vaga na federal.

Porém, o Sisu não é a única forma de ingressar na universidade. O governo possui outras formas de ingresso, como o Fies, ProUni e as instituições parceiras do Enem Portugal. Após a chamada regular, também há a lista de espera, que pode permitir a entrada do aluno na universidade. O Vai Cair no Enem detalhou estas opções para ajudar o candidato. Confira:


Lista de Espera


Ao contrário do que muitos sabem, a primeira chamada não é a única oportunidade de conseguir uma vaga na universidade pelo Sisu. Após a primeira chamada, os aprovados que não realizarem sua matrícula dentro do prazo, até o dia 7 de fevereiro, perdem a vaga. Já os não aprovados, podem manifestar interesse na lista de espera de uma das suas opções de curso.

As vagas que não são preenchidas ficam disponíveis para os alunos que manifestarem interesse na lista de espera, até que todas as vagas estejam completas. Estudantes podem ser chamados através da lista mesmo com o início das aulas. Por isso é importante se manter atento ao funcionamento da convocação das universidades.


ProUni


O Programa Universidade para Todos (Prouni) utiliza a nota do Enem para disponibilizar bolsas de estudos, parciais ou integrais, em instituições de ensino superior privadas. Podem se inscrever os participantes da última edição do Enem que tenham atingido no mínimo 450 pontos na média e não tenham zerado a redação.

Para concorrer à bolsa integral o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, de 50%, deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Em 2024, as inscrições para o ProUni já estão abertas e seguem até o dia 2 de fevereiro. A primeira chamada acontece no dia 6 de fevereiro, com a segunda chamada prevista para o dia 27 de fevereiro. Para manifestar interesse na lista de espera, os candidatos terão de 14 a 15 de março, com os resultados no dia 18 de março.


Fies 


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é parte do programa de Acesso Único ao ensino superior do governo. O programa financia cursos de graduação para estudantes que desejam ingressar nas instituições privadas.

Para ser apto ao Fies, o candidato deve obter nota superior a 450 no Enem, não ter zerado a redação e ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. O fundo possui uma escala de financiamento conforme a renda familiar do candidato. Há oferta de juros zero para os candidatos com requisitos descritos no edital.

O edital de 2024 ainda não foi divulgado. Os estudantes que desejam participar do programa devem estar atentos aos perfis oficiais do governo.


Enem Portugal


O Enem Portugal é uma parceria entre universidades portuguesas e o Inep, que existe desde de 2014, e permite que estudantes brasileiros usem o resultado do exame para ingressar em um curso de graduação em Portugal.

São 51 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que têm acordo interinstitucional com o Inep e aceitam o boletim do Enem. Cada instituição de ensino portuguesa tem autonomia nas suas regras de processo de ingresso. Não há financiamento estudantil garantido para a hospedagem durante a graduação.

Para conferir a lista de instituições e como se inscrever em cada uma delas, basta acessar a página do Enem Portugal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educa…


Bolsas em universidades privadas


Muitas instituições privadas ao redor do país oferecem bolsas baseadas na sua nota do Enem ou com seu vestibular próprio. As bolsas podem variar de porcentagem, chegando até 100%. Como instituições privadas possuem sua própria autonomia da distribuição de bolsas, os estudantes interessados devem pesquisar e procurar seus interesses de cursos e opções de faculdades disponíveis para conseguir ingressar no ensino superior.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES