Enem: veja como montar um planejamento de estudos para 2024

Apesar de parecer muito distante, os diversos conteúdos exigidos no Enem podem ser melhor divididos e aproveitados pelo estudante com calma durante o ano
Prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Mariana Ramos

O começo do ano é o período perfeito para que os estudantes organizem seu horário e planejem sua rotina de estudos para o ano. Em especial, para os que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e precisam se preparar para o vestibular.

Apesar de parecer muito distante, os diversos conteúdos exigidos no Enem podem ser melhor divididos e aproveitados pelo estudante com calma durante o ano. A coordenadora pedagógica Erica Viana explica que os alunos devem equilibrar o tempo de estudos para o vestibular e a escola. 

“O equilíbrio é não deixar acumular, seguir a rotina com disciplina gera, além do hábito, saúde mental. O ideal é que não ultrapasse 8 horas diárias já com as pausas, para não provocar estresse mental. A média é entre 4 a 8 horas diárias. Essas são relativas para cada estudante”, declara a profissional.

Como exemplos, ela cita que as horas podem variar a depender da carga horária diária do estudante. Logo, no caso de discentes de escolas integral, 1 a 2 horas diariamente. Para escolas de meio turno, utilizar a média de 4 horas durante o contraturno. Já quem não estuda em escola regular, faz cursinho ou estuda em casa, o ideal é completar a carga horária.

Por isso, elaborar um planejamento de estudos é essencial para tornar o período mais proveitoso na sua preparação para o exame. Para ajudar os alunos, a educadora enumerou oito principais dicas para ajudar na criação de uma boa rotina de foco e aprendizado.

Melhores dicas para criar uma rotina de estudos

  1. Organize o ambiente visual e ergonomicamente confortável, ventilado e de boa iluminação.
  2. Combine com a família seu compromisso e que precisa de tranquilidade e cooperação para seu planejamento.     
  3. Separe o material físico e digital.   
  4. Faça um quadro com dias e horários para distribuir as disciplinas, deixando-o à vista.        
  5. Inicie e coloque carga horária maior nas que possui mais dificuldades, pois estas são merecedoras de mais atenção e há tempo  para os devidos ajustes. 
  6. Não negligenciar com disciplinas que possui mais habilidade, elas devem ser incluídas no plano de estudo desde o início.                           
  7. Reserve horários para resolução de exercícios. invista no material que se identifica e traz mais  resultados, mapas mentais, post-its, digital.
  8. Siga como compromisso inegociável, mas não esqueça de pausas para descanso.

Seguindo as dicas, é possível elaborar uma rotina prática e essencial que não tire a concentração. É importante que o estudante mantenha o ritmo para se acostumar com o planejamento e ir adaptando-o da melhor forma para seu aprendizado. Pois as regras podem ser moldadas ao que combina melhor com cada um. 

“Rotinas estabelecidas, resolução de exercícios, ambiente de estudo, como isso funciona para o cérebro. Importante saber que o cérebro é plástico e adaptável, e organizar um plano de estudo é uma forma de facilitar o aprendizado”, conta Viana.

Por fim, a coordenadora orienta que os alunos cumpram o planejado, sem se esquecer que “disciplina é o pilar para o sucesso”. A entrevistada finaliza, enfim, defendendo que não há fórmulas milagrosas de estudos, disciplina, equilíbrio e otimizar o tempo é caminho para aprender mais e melhor.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES