Fies abre inscrições para o programa nesta terça (12)

Serão 112.168 vagas em 2024, sendo 50% delas destinadas ao Fies Social
Site do Fies - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Educação abriu, nesta terça-feira (12), o processo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024. Serão 112.168 vagas para financiamento do curso superior em 2024, sendo 67.301 delas para o primeiro semestre. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet, até o dia 15 de março.

A edição de 2024 terá, no mínimo, 50% das vagas reservadas para o Fies Social, voltado para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os candidatos que farão parte do Fies Social poderão conseguir até 100% das cobranças educacionais acobertadas pelo programa.

Para se candidatar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010 e obter nota válida até o momento de abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1. Conforme o edital, é necessário ter média aritmética das cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.

Os participantes também não poderão ter participado do Enem como 'treineiro' e devem ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos. Estes requisitos são para inscrição na seleção, posteriormente o financiamento levará em conta a realização dos demais procedimentos do edital que levam à classificação e pré-seleção do candidato.

Os estudantes que se encaixam no perfil do Fies Social serão identificados automaticamente no sistema de seleção com informações do CadÚnico entregues ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) até a data de referência de 10 de fevereiro de 2024. 

Para realizar sua inscrição, basta acessar o Portal Único de Acesso com o login do gov.br, pelo CPF e senha. O aluno deve preencher seus dados exigidos no site e informar três opções de curso, turno e local de oferta da instituição superior que estará disponível no sistema, em ordem de prioridade. 

Durante todo o período de inscrição, o participante poderá alterar suas opções de curso ou cancelar sua inscrição. Porém, essa possibilidade não existirá mais a partir do fim do prazo de inscrição, no dia 15 de março. O resultado dos selecionados sairá no dia 21 de março.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES