Enem 2024: confira 10 sugestões de temas para treinar redação ainda em maio

O professor Pedro Gomes listou algumas sugestões de temáticas
- Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Por Ester Graziele

 

A revelação do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento de muita expectativa para estudantes e professores. Logo, treinar o maior número de temas possíveis durante a preparação é a chave para desenvolver um bom texto dissertativo argumentativo.

Pensando neste preparatório, o Vai Cair No Enem conversou com o professor Pedro Gomes, mais conhecido como Galo da Redação, e listou dez temas e sugestões de repertório para os estudantes treinarem, com base nos acontecimentos mais importante no Brasil e no mundo até o mês de maio.

10 temas de redação para treinar ainda em maio para o Enem

A persistência das enchentes no Brasil atual

“Um repertório muito pertinente seria situação de calamidade vivenciada pelo Rio Grande do Sul nos anos 1940 e em 2024”, explica Pedro Gomes.

Os impactos das inteligências artificiais na sociedade brasileira

“O premiado filme ‘Her’ se relaciona ao tema por apresentar a tecnologia como uma fuga do protagonista, que se envolve até emocionalmente com um computador. Na obra, é nítido como a desinformação sobre as IAs gera impactos socioemocionais no protagonista interpretado por Joaquim Phoenix. Na realidade brasileira, não só efeitos no campo emocional podem ser percebidos, visto que até crimes de falsidade ideológica e disseminação de fake news tem sido perpetuadas devido ao avanço das tecnologias artificiais”, conta o professor.

Impasses para promover uma cultura solidária no Brasil

“É possível, mais uma vez, citar a situação do Rio Grande do Sul e tantas outras catástrofes que ocorreram no país, porém é perceptível que a solidariedade fica restrita a esses períodos e, depois, há um apagamento do debate”, explica Gomes.

O retorno das doenças tropicais na sociedade brasileira 

“O retorno da dengue, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde, é também caracterizado pelo “relaxamento” dos cuidados da população contra a proliferação do mosquito transmissor da doença, como a eliminação de recipientes que acumulam água parada. Além disso, a falta de saneamento básico em algumas regiões, a falta de água tratada e o acúmulo de lixo também contribuem para a proliferação”, salienta.

O combate ao terrorismo no território nacional

“Na atualidade, é possível identificar que o Extremismo ideológico, seja de natureza política, religiosa ou outra, podem motivar indivíduos ou grupos a cometer atos terroristas. No Oriente Médio, por exemplo, a situação de instabilidade política tem criado um vácuo de poder que permite a ascensão de grupos extremistas. Outro aspecto consiste em entender que terroristas podem prejudicar a imagem do Brasil no cenário internacional, afetando suas relações diplomáticas e comerciais. Além do aumento da polarização social, tendo em vista que ataques terroristas podem aumentar a polarização social, alimentando o preconceito e a intolerância contra determinados grupos étnicos, religiosos ou ideológicos”, crava Pedro Gomes.

Alfabetização de idosos: como elevar os índices educacionais dessa parcela no Brasil? 

“Segundo dados do IBGE, 60% da população negra 60+ é analfabeta. Tal estatística revela o inacesso ao direito à educação que, mesmo previsto na Constituição Federal, ainda perpassa por desafios para ser garantido. Aqui, pode-se associar de forma indireta ao filme “Um Senhor Estagiário”, da Netflix, que apresenta uma realidade diferente da vivenciada no Brasil: um protagonista que, por ser alfabetizado, consegue ter melhores perspectivas de vida, como acesso ao mercado de trabalho”, pontua.

Caminhos para elevar a participação política da juventude brasileira

“Aproveitando o ano político que, na verdade, deveria ser um termo para todos os dias, pode se relacionar com o seriado ‘The Politician’ , que mostra os desafios de um jovem estadunidense em participar ativamente da política de sua região”, explica Pedro Gomes.

A superexposição nas redes sociais e suas influências nos cibercrimes 

“Na temática, pode-se citar o seriado ‘Black Mirror’, o qual demonstra, em diversos episódios, como a exposição desenfreada nas redes pode proporcionar terreno fértil para atitudes criminosas”, diz o docente.

Entretenimento tóxico, jogos de azar e seus desafios no Brasil

“Nesse tema, pode-se usar das atualidades e apresentar a legalização das casas de aposta e jogos de azar como motivadores do entretenimento tóxico no Brasil, gerando um alto índice de inadimplência e vícios”, aconselha Gomes.

O estigma associado a pessoas que vivem com HIV no Brasil

“A série ‘Pose’ apresenta as dificuldades de soropositivos no acesso ao mercado de trabalho e inclusão social e se ambienta logo no início da visibilidade dada à AIDS”, finaliza.

Dicas para desenvolver uma boa redação no Enem

O professor Pedro Gomes ainda sinaliza a importância de sempre estar atento a tudo o que acontece ao nosso redor e qual seriam os meios para estar antenado para a prova do Enem.

“Costumo dizer que o vestibular acontece todos os dias, não apenas na data de realização da prova. Isso porque cada estudante, quando se depara com o seu cotidiano, possui um spoiler do que pode aparecer no exame. O Enem, por exemplo, utiliza das atualidades e relaciona com as questões objetivas. Já foram contempladas em prova catástrofes ambientais, movimentos sociais e pautas que, no ano de aplicação, estavam em alga”, aponta.

O professor ainda indica que os alunos sempre mantenham um registro que referencie as atualidades e a frequência ideal para o treino da redação.

“Com base nisso, é ideal anotar as ideias num caderno ou bloco de notas e perceber que nas atualidades há também temas de redação. Por exemplo, a situação do Rio Grande do Sul suscita uma discussão sobre ‘A permanência das catástrofes climáticas no Brasil’ . Há algumas semanas, estava em alta a situação de Israel, levantando o debate geopolítico. E assim por diante. Nesse período do ano que estamos, o ideal é cumprir com uma produção textual semanal, assim o aluno consegue estabelecer uma relação saudável com a escrita e adaptá-la a sua rotina – já que há outras disciplinas exigidas na preparação de cada candidato”, finaliza.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES