Por Ellen Tavares
Série original do Prime Video, The Boys ganhou os holofotes após ter a quarta temporada lançada em junho deste ano. Em 2022, se tornou o 11º seriado mais popular e o programa sobre super-heróis mais visto da televisão, segundo dados da empresa Nielsen, que mede audiências globais. Com toda a repercussão, a trama pode ajudar os vestibulandos como repertório sociocultural utilizado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Recheada de assuntos discutidos na atualidade, The Boys é uma ótima forma dos estudantes saírem do “decoreba de citações” e ganharem autoria na escrita dos textos, segundo a professora de redação Cecília Diniz.
“As séries como um todo, não só The Boys como tantas outras, servem como um conforto na alma do estudante. Porque quando ele chega no Enem, se depara com uma vastidão de repertórios, porque continuou lendo, assistindo a filmes e séries, não somente se isolou naquele mundo dos estudos pré-estipulados pela escola tradicional. Além disso, o aluno vai sentir mais segurança em escrever de fato e não reproduzir modelos prontos somente, ele consegue trazer um traço de autoria e uma autoridade de escrita”, explica a docente.
Como usar The Boys na redação
A professora Cecília Diniz ainda relata que desde a primeira temporada, os recortes de temas de cunho político já são relevantes. “Alguns dos temas abordados nessa temporada, por exemplo a manipulação da opinião pública, abordando aspectos como corporativismo e ética empresarial, podem servir de repertórios de temas de uma redação do Enem”, conta a especialista.
Outro exemplo de como a série pode enriquecer os textos dos estudantes se dá na terceira temporada, com o surgimento de um novo super-herói, o Soldier Boy, interpretado por Jensen Ackles. “O personagem traz a perspectiva de quebrar com esse paradigma imposto nas outras temporadas pelos super-heróis. Ele queria uma justiça social”, relata Cecília.
“De fato, ele vai atrás desse ativismo, ele tenta construir, ele mostra uma cultura que vai mudando ao longo do tempo, inclusive é bem forte nele a característica de nostalgia”, completa.
Como usar a quarta temporada na redação
Segundo o Rotten Tomatoes, a quarta temporada tem 92% de aprovação por parte das críticas e 52% por parte da aprovação do público. Nessa perspectiva, até os sete episódios lançados, a temporada vem abordando temas voltados para questões midiáticas e que são relevantes para ser usados como repertório.
“Quando a gente fala de redação, os estudantes podem utilizar The Boys em uma das três temporadas e a mais recente agora lançada. Ela retrata sobre a mídia e a sua influência das celebridades, de como, muitas vezes, o extremismo é potencializado pela mídia e por quem faz a mídia, pelas celebridades, subcelebridades, ou os influenciadores, que hoje em dia preferem, inclusive, ser chamados assim”, finaliza Diniz.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES