Site falso, questão anulada e atrasados fakes: confira os fatos marcantes do Enem 2024

Neste ano, o Enem foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro
Provas do Enem 2024 foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. - (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo)

Em 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado por alguns acontecimentos durante sua realização. A prova é a principal porta de entrada para o ensino superior e programas estudantis. Neste ano, o Enem foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Já a reaplicação e edição para pessoas privadas de liberdade foi em 10 e 11 de dezembro.

Confira os fatos mais marcantes do Enem 2024:

Site falso imitava Página do Participante do Enem

Durante o período de inscrição do Enem 2024, alguns estudantes foram vítimas de golpe. Um site falso utilizava uma plataforma visualmente semelhante à Página do Participante. O endereço eletrônico tinha as mesmas cores, fonte e assistente virtual “Nanda” como recurso. Contudo, o acesso não era realizado com o login e senha no gov.br, como no site verdadeiro.

Na época, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

Temas da redação do Enem 2024 abordaram valorização da cultura africana e arte periférica

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Como de costume, a temática foi divulgada nas redes sociais do Inep e MEC após o início da prova. Já a reaplicação e Enem PPL teve como temática do texto dissertativo-argumentativo: “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.

Grupo de 15 amigos fingiu perder o Enem para viralizar

Um grupo de 15 amigos fingiu perder o segundo e último dia de prova Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Na versão inicial, um dos participantes, Miguel Rocha, de 18 anos, relatou que o grupo teria saído do Realengo, no Rio de Janeiro, para realizar o certame em um ônibus fretado na Zona Norte da capital fluminense. Porém, ele teria se atrasado, pois não ouviu o despertador tocar. Contudo, a situação fazia parte de um conteúdo produzido pelo humorista e youtuber Diogo Defante.

Confira o vídeo:

 

Questão de física é anulada por falta de informação

A questão de física do Enem 2024 sobre cafeteira elétrica foi anulada pelo Inep. O quesito, que tratava sobre potência calorística, devido à ausência de informação, não apresentava gabarito, conforme análise de professores da disciplina.

Inep teria orientado corretores da redação do Enem a descontar pontos de modelos prontos

Corretores da redação do Enem 2024 foram orientados pelo Inep a descontar pontos de candidatos que usaram modelos pré-prontos de textos e repertórios socioculturais “forçados”. As orientações teriam sido passadas em treinamento ofertado pelo Instituto aos profissionais.

Contudo, o Inep nega. Por meio de nota, o órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), salienta que todo processo de capacitação dos corretores é feito conforme “a matriz de avaliação, a qual não sofreu qualquer alteração”.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES