Acessibilidade: Enem Digital permitirá auxílio de cão-guia

Edital da prova prevê uma série de recursos de acessibilidade para candidatos que necessitarem
Pessoas com deficiência visual poderão utilizar cão-guia. Foto: Freepik
-

Pela primeira vez, a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com recursos de acessibilidade para participantes que necessitarem. Os candidatos que solicitarem atendimento especializado e tiverem os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contarão, por exemplo, com prova ampliada, superampliada ou com contraste. Também serão permitidos, junto aos estudantes, cão-guia, medidor de glicose, bomba de insulina, aparelhos auditivos ou implantes cocleares.

De acordo com o Inep, entre os perfis de candidatos que podem solicitar atendimento especializado estão pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

Ainda sobre os recursos previstos para o Enem Digital, o Inep acrescentou: “Também será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis são outros recursos previstos no edital. Já os itens que poderão ser levados são: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado, além de quaisquer outros materiais que se fizerem necessários”.

A organização do Exame também informa que os participantes de precisarem de recurso de acessibilidade diferente dos oferecidos no edital do processo seletivo digital “terão o atendimento assegurado na versão impressa do exame”. As modalidades serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

As inscrições para o Enem 2021 serão realizadas de 30 de junho a 14 de julho, por meio da Página do Participante. A versão digital ofertará 101.100 vagas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES