Quatro vezes em que o Enem discutiu questões LGBTQIA+

Professores comentam questões que apareceram, ao logo dos anos, nas provas de Ciências Humanas e Linguagens
Bandeiras LGBTQIA+
-

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tiveram início na última quarta-feira (30). O Exame, previsto para ser realizado, neste ano, nos dias 21 e 28 de novembro, é marcado por questões sociais, históricas e, muitas vezes, polêmicas.

“O Enem está sempre antenado com as perspectivas mais avançadas das ciências sociais. De tal maneira, o racismo, a homofobia, o machismo são temas sempre tratados nele de maneira crítica. Então, por mais que venham governos mais conservadores, dificilmente a prova sofrerá uma grande mudança”, observa o professor de filosofia e sociologia, João Pedro Holanda.

Nas edições anteriores, as provas, geralmente nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, trouxeram textos e indagações com temática LGBTQIA+, confirmando, mais uma vez, o compromisso de ser uma avaliação plural. Em meio a críticas e euforia, confira as quatro vezes em que o Enem discutiu questões LGBTQIA+:

Enem 2010 - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão do Enem de 2010

Imagem removida.

"A questão faz um percurso histórico. Mostra, inclusive, em tempos coloniais, como a questão da sexualidade, mais especificamente da homossexualidade que era tratada como crime e faz uma ponte histórica. Mostrando que, até hoje no Brasil, existe uma criminalização da homossexualidade. É claro que essa criminalização não se dá da mesma forma que nos anos 1700. Os aparatos são outros, existem diferenças, mas ainda existe um problema a se combater. Nesse caso, a questão está ressaltando uma permanência histórica, um dado, um preconceito, uma perseguição relatada no século 18 e que continua a ser relatada no século 21", comenta João Pedro Holanda.

"De tal maneira que a alternativa certa é alternativa que consegue expressar a existência dessa ponte histórica, que consegue mostrar a relação entre passado e presente. Neste caso, letra D”, complementa.

Enem 2013 - Ciências Humanas e suas TecnologiasImagem removida.

Questão do Enem de 2013

“Os direitos sociais são aqueles que garantem a dignidade da vida humana, saúde de qualidade, aposentadoria de qualidade, tempo para lazer, educação de qualidade, tudo isso está no escopo dos direitos sociais de tal maneira que uma grande tarefa da democracia, no século 21, é encurtar a distância entre o texto das constituições e a vida real das pessoas. Porque se você analisar a constituição brasileira vigente, elaborada em 1988, chamada de Constituição Cidadã, boa parte dos direitos que a gente precisa para viver bem e com dignidade já está garantida no texto da constituição, mas na vida real das pessoas, muitas vezes, esses direitos não estão concretizados. E uma das grandes tarefas da democracia da nossa época é essa, a concretização prática daquilo que já é garantido juridicamente ou como essa questão, gosta de afirmar, a ampliação da noção de cidadania, deixando a esfera, meramente, jurídica e adentrando na vida prática das pessoas, de garantias jurídicas que são importantes”, explica João Pedro. 

Resposta: letra A

Enem 2018 - Linguagens, Códigos e suas TecnologiasImagem removida.

Questão do Enem de 2018

"É importante ressaltar é um tipo de questão necessária para o aluno. Porque, em tese, o Enem tem como prerrogativa trazer conteúdos da atualidade para serem discutidos e problematizados pelos candidatos apartir de questões disversas", analisa Diogo Didier, professor de redação e Linguagens.

"A questão trouxe a realidade de uma pessoa, que tem uma sexualidade, sociamente, desviante, mas que, devido a uma situação corriqueira, que é muito comum na realiade de muitos brasileiro e brasileiras LGBTQIA+, se torna, infelizmente, ameaçador porque pode trazer à tona punições e preconceitos diversos, como a resposta da própria questão sugere, que existe um medo de uma possível punição em torno da descoberta, da revelação de maneira tão infantil [...] Questão desse porte é útil, nao só para mostrar que essas realidades são passíveis de acontecer, como para trazer a luz o preconceito e como a sociedade encara a realidade LGBTQIA+", expõe.

Resposta: letra B

Enem 2018 - Linguagens, Códigos e suas TecnologiasImagem removida.

Questão do Enem de 2018

 "A questão faz uma progressão que é necessária, porque a gente sabe que comunicação faz com que as pessoas interajam entre si, possam se comunicar sem serem interpeladas ou julgadas por comentários e prerrogativas alheias [...]. Comunicação também é uma forma de vivência. A gente fala com o outro, interage com o outro para existir. Como as travestis, por exemplo, invisibilizadas, muitas vezes, são até mortas. De forma brutal", ressalta o docente.

Resposta: letra C

COMENTÁRIOS DOS LEITORES