Enem: Ceará pagará inscrições de alunos com isenção negada

Segundo o Governo do Estado, decisão beneficiará estudantes egressos da rede pública estadual
teste - teste

O Governo do Ceará anunciou que realizará o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para estudantes egressos da rede pública estadual que, por conta da pandemia, não fizeram a prova no ano passado e tiveram seus pedidos de isenção indeferidos nesta edição.

A medida foi autorizada pela Assembleia Legislativa após apreciação do projeto de lei encaminhado pelo governador Camilo Santana e beneficiará, segundo o Governo do Estado, cerca de quatro mil estudantes.

“Nós iremos garantir o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, para todo aluno de escola pública que teve o pedido de isenção da inscrição negado pelo Governo Federal. Incluindo todos os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio em 2020, mas que não fizeram ainda o Enem, por conta da pandemia, e precisam se inscrever. Não podemos deixar que estes jovens sejam prejudicados”, garantiu, por meio de nota, o governador.

De acordo com Camilo, o Ceará tem um histórico expressivo de alunos inscritos no Enem, entre 95 e 98%, um dos maiores índices do Brasil e, por isso, esta ação apoiará os estudantes neste período pandêmico. “Investir em educação é o melhor caminho para termos um estado mais justo e desenvolvido. O Ceará tem galgado nesses anos uma política meritocrática e consequentemente vem colhendo resultados na educação”, destacou, em nota, o governador.

“Esta iniciativa do Governo do Ceará é mais um incentivo para que todos possam fazer as provas com tranquilidade e, assim, ingressar no ensino superior”, disse, em nota, a secretária da Educação, Eliana Estrela, que ainda reconheceu a importância da medida. As inscrições para o Enem 2021 vão até o dia 14 de julho, por meio da Página do Participante. As provas impressas e digitais serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES