Inep divulga instruções de prevenção à Covid-19

O documento traz orientações para os participantes dos exames de responsabilidade do Instituto, como o Enem
Candidatas do Enem em um local de provas - JúlioGomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (20), o documento 'Orientações gerais de prevenção à Covid-19', que serve como instrumento para participantes dos exames de responsabilidade do Instituto. Um deles é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 21 e 28 de novembro.

O texto traz instruções sobre o que o candidato pode levar e a conduta adequada para o dia da avaliação. Entre as orientações estão o uso obrigatório de máscara adequada durante a aplicação dos exames, assim como, a recomendação de uma máscara reserva. Entretanto, essa medida não é direcionada, como previsto na Lei nº 14.019, para participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial. 

Candidatos que apresentarem sintomas, na semana anterior ou na véspera dos exames, semelhantes à Covid-19, não devem comparecer aos locais de prova. Nesse caso é necessário solicitar reaplicação na Página do Participante e anexar documentação comprobatória da condição.

O que levar?

No documento, o Inep pontua alguns itens que podem ser levados pelos candidatos nos dias das avaliações. Entre eles estão: álcool líquido ou em gel, luvas transparentes ou semitransparentes e garrafa de água. Todos os objetos passarão por vistoria.

Sem aglomeração

Para tentar conter focos de aglomeração, o Instituto orienta chegar com antecedência ao local de prova e seguir todas as recomendações fixadas em cartezas, assim como, garantir o respeito ao distanciamento social na entrada e saída do exame. Confira todas as orientações.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES