Inep: baixo estoque de questões pode prejudicar o Enem

Em comunicado, o Inep é categórico ao expor o baixo estoque de itens do BNI
Questão de prova do Enem - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, por meio de nota, que o Banco Nacional de Itens (BNI) está com baixo estoque de questões. A autarquia apresenta dificuldades para "manter o adequado nível de qualidade técnica para os exames a partir de 2022", entre eles, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

No comunicado, o Inep é categórico ao expor que o baixo estoque de questões do BNI está "muito aquém das necessidades existentes, principalmente para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige um volume elevado de itens". Além do Enem, o Banco Nacional de Itens fornece quesitos para avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Ainda de acordo com a nota, as dificuldades já foram identificadas e está prevista a elaboração de levantamentos para realização de ajustes e melhorias no BNI, "considerando a viabilidade e a sustentabilidade a curto prazo". "A demanda por estudos emergenciais pretende viabilizar opções para recuperar, de forma emergencial, o grande passivo deixado por gestões passadas e, ao mesmo tempo, tornar o BNI sustentável para os futuros exames e avaliações", alega o texto.

E complementa: "Além disso, evolução de processo é uma ação natural na gestão de uma autarquia pública, que transcende a determinação do gestor. Todo o processo vem sendo conduzido no âmbito do órgão colegiado. Nas reuniões do órgão colegiado, a melhoria de processos é assunto recorrente, afinal, a alta gestão precisa de opções do seu corpo técnico para condução do Instituto".

COMENTÁRIOS DOS LEITORES