UFPE divulga mais de 7 mil vagas para cursos de graduação

Cursos serão oferecidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Campus Recife da UFPE - Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), determinou as diretrizes para o ingresso de novos estudantes por meio do Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (SISU). Segundo as definições, serão ofertadas 7.012 vagas, com 40 oportunidades a mais do que a edição passada, devido à abertura do novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), oferecido no campus de Caruaru.

As oportunidades são para ingresso em 2022 e estão distribuídas entre os campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1060) e Vitória (430), às quais metade do quantitativo total serão reservadas ao sistema de cotas. Também foram determinados os pesos e notas mínimas que serão utilizados como parâmetros para avaliação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Alguns cursos não participarão do processo seletivo UFPE/Sisu 2022, obtendo uma resolução específica; são eles: os cursos presenciais de música/canto bacharelado, música/instrumento bacharelado, música/licenciatura, dança/licenciatura, Língua Brasileira de Sinais Libras/licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena. 

Engenharias CTG (Recife)

Os candidatos selecionados para o conjunto de Engenharias CTG (Recife), por meio do Sisu, possuem um ingresso diferente dos outros estudantes. Será preciso concluir o ciclo básico determinado para as engenharias no primeiro período e só no início do segundo semestre letivo, o aluno deverá realizar a escolha de um dos cursos.

Inclusão regional

O Cepe também aprovou a estratégia de inclusão para participantes que tenham estudado em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, onde haverá acréscimos percentuais na nota final destes inscritos.

"Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco", detalhou a instituição de ensino.

As resoluções aprovadas para o processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão publicadas no Boletim Oficial da UFPE em breve.

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS DOS LEITORES